Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Pyongyang confirma envio de soldados norte-coreanos para a Rússia

| Notícias do Mundo

A Coreia do Norte confirmou a participação de suas forças armadas no conflito na Ucrânia, ao lado da Rússia. A ação decorre de tratado bilateral e teve aprovação de Kim Jong-un.

Unigran Japan 2026
russia coreia norte 28 abr 2025 destaque

Em comunicado, a Coreia do Norte admitiu que suas tropas lutaram na Ucrânia, em Kursk. A ação invocou o tratado com a Rússia (ilustrativa/banco de imagens)

A Coreia do Norte confirmou pela primeira vez que enviou tropas para combater ao lado da Rússia no conflito com a Ucrânia.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

A mídia estatal norte-coreana emitiu uma declaração através da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia nesta segunda-feira (28).

A comissão confirmou que tropas norte-coreanas haviam participado do combate na região de Kursk, no oeste da Rússia, contra incursões transfronteiriças por forças ucranianas.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Ela disse que norte-coreanos fizeram uma importante contribuição para liberar território da Rússia.

A comissão também disse que a participação das tropas moldou a invocação do Artigo 4 do tratado de parceria estratégica compreensiva concluído entre Pyongyang e Moscou.

O tratado exige que cada lado forneça assistência militar no caso de contingência.

A comissão também disse que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, decidiu sobre a participação das forças armadas no conflito e informou o lado russo sobre isso.

Kim teria dito, “um monumento para as proezas da batalha será erguido em breve em nossa capital e flores de oração para imortalidade serão oferecidas para a pátria e as pessoas serão posicionadas perante as lápides de soldados caídos”.

Acredita-se que o comentário de Kim seja a confirmação de óbitos de norte-coreanos em combate.

A ação norte-coreana ocorre após o chefe de Estado-Maior das Forças Armadas Russas, Valery Gerasimov, ter anunciado no sábado (26) que tropas russas haviam recuperado Kursk totalmente.

Gerasimov também disse que soldados norte-coreanos participaram no combate.

Fonte: NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo