
A estrutura simboliza o desastre do primeiro bombardeio atômico (banco de imagens)
O governo japonês vai designar a Cúpula da Bomba Atômica em Hiroshima como um “Local Histórico Especial” devido ao seu valor altamente significativo para a preservação.
Esta será a primeira vez que tal designação é concedida para uma estrutura erguida desde o início do Período Meiji, no final do século XIX.
Um painel da Agência de Assuntos Culturais do Japão recomendou essa designação na sexta-feira (20).
Artigos relacionados
O edifício de tijolos, construído em 1915, serviu como o Salão de Promoção Industrial da Província de Hiroshima e sobreviveu parcialmente ao bombardeio atômico de 1945.
Também conhecido como Genbaku Dome, a estrutura já está designada como um local do Patrimônio Mundial da UNESCO.
O edifício estava a cerca de 160m do epicentro, mas a estrutura do domo milagrosamente resistiu ao bombardeio, enquanto as partes internas queimaram.
O painel afirmou que considera a estrutura como tendo um valor extremamente alto como símbolo do desastre do primeiro bombardeio atômico da história, mantendo-se no mesmo estado imediatamente após a explosão.
O monumento designado mais recentemente como “Local Histórico Especial” até agora é o Goryokaku, um forte de estilo ocidental em Hokkaido, concluído no final do Período Edo, no século XIX.
Fonte: NHK







