
Imagens ilustrativas para pessoa vulnerável e outra saudável (PM)
Os resultados de uma pesquisa revelaram 5 tipos de pessoas suscetíveis à infecção do vírus da influenza. Ela está se alastrando pelo país mais cedo do que no ano passado, a ponto de os governos locais emitirem alerta, como em Aichi, Mie e Gunma.
A pesquisa foi conduzida por equipes de duas universidades e uma empresa farmacêutica.
Foram coletados dados de mais de 3 mil itens, incluindo exames de sangue e hábitos de vida como dieta, sono e tempo de deslocamento, de aproximadamente mil pessoas adultas, com idade igual ou superior a 20 anos.
Artigos relacionados
As características de 121 pessoas que contraíram influenza foram analisadas detalhadamente.
Além disso, as equipes reduziram os dados a 165 itens-chave e usaram IA para analisá-los. Os resultados da pesquisa revelaram 5 tipos de pessoas que tendem a ser mais suscetíveis à influenza.
Pesquisa revela os 5 tipos de pessoas suscetíveis e como melhorar
1 – Níveis elevados de açúcar no sangue
Esse grupo de pessoas pode apresentar uma diminuição na contagem de glóbulos brancos, enfraquecendo seu sistema imune.
É importante que pessoas com níveis elevados de açúcar no sangue se alimentem de forma a não causar picos glicêmicos. Por isso, é importante consumir mais vegetais (fibras), mais proteínas e menos carboidratos, nessa ordem.
2 – Histórico de pneumonia
Os resultados da pesquisa apontaram que as pessoas que já tiveram pneumonia apresentam uma resistência naturalmente menor a doenças infecciosas.
Para quem já teve pneumonia, recomenda-se manter a umidade do ambiente entre 40% e 60% para proteger as membranas mucosas dos pulmões e vias aéreas.

Hortaliças (PM)
3 – Alérgicos
Para quem sofre de alergias, a causa subjacente é uma reação exagerada e constante do sistema imune, que tende a enfraquecer as defesas devido à inflamação no corpo.
Pesquisadores apontam que pessoas com algum tipo de alergia, incluindo as “ites” como rinite, bronquite, sinusite, devem complementar a ingesta de antioxidantes com alimentos ricos em vitamina C, vitamina E, polifenóis e outros nutrientes, como frutas e chá verde.
4 – Com falta de nutrição
Os pesquisadores apontam outro grupo, o das pessoas que sofrem com desnutrição ou têm carência de nutrientes, porque não estão consumindo uma quantidade equilibrada necessária para manter a saúde. Enfraquece o sistema imune.
O excesso de trabalho ou a privação do sono estão ligados a alterações nos hormônios relacionados à imunidade.
Pessoas desnutridas devem consumir proteínas de alta qualidade e jamais deixar de tomar o café da manhã para elevar a temperatura corporal.
5 – Muito ocupadas e com privação do sono
Para quem vive muito ocupado ou com privação de sono, corre maior risco de desenvolver doenças relacionadas ao estilo de vida, enfraquece o sistema imune, e pode desenvolver problemas de saúde mental e declínio da memória e da capacidade cognitiva.
Até mesmo um cochilo de 15 minutos depois do almoço pode fazer diferença.
No entanto, para quem tem dificuldade com isso, também é eficaz ingerir taurina, um nutriente encontrado em frutos do mar como polvo, lula, peixe, ostras, amêijoas e mexilhões.
Se anda muito tenso, precisa repensar os seus hábitos de saúde.
→ Leia outras matérias relacionadas à saúde e bem-estar tocando aqui. Compartilhe com sua rede de amigos.

Caminhada ajuda a manter a saúde (PM)
Fonte: FNN







