Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Escassez de chips de memória deve elevar preços de smartphones

| Notícias do Mundo

Fabricantes e analistas alertam para possível aumento nos preços de eletrônicos, como smartphones e notebooks, devido à alta demanda por chips de memória impulsionada por centros de dados de IA.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
smartphones 24 nov 2025 destaque

IA eleva preços de eletrônicos? Entenda o impacto no seu bolso (imagem ilustrativa/PM)

Consumidores podem enfrentar preços mais altos para smartphones, notebooks e outros gadgets no próximo ano, alertam fabricantes e analistas, à medida que centros de dados de inteligência artificial (IA) absorvem os chips de memória usados em eletrônicos de consumo.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

As maiores empresas de tecnologia do mundo estão investindo quantias vertiginosas na construção do hardware que alimenta ferramentas de inteligência artificial como o ChatGPT.

Sua demanda insaciável está complicando uma cadeia de suprimentos mantida propositalmente restrita pelos fabricantes de chips, que desejam evitar quedas de preços que prejudiquem os lucros, dizem especialistas.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Previsões e aumento de preços

Em 2026, a pressão na cadeia de suprimentos para chips de memória “será muito maior do que este ano“, disse Lu Weibing, presidente da gigante chinesa de eletrônicos Xiaomi, na semana passada.

“Todos provavelmente observarão que os preços de varejo dos produtos terão um aumento significativo“, afirmou ele em uma teleconferência de resultados.

Estão em alta demanda chips essenciais conhecidos como DRAM e componentes de armazenamento chamados NAND, que são encontrados em gadgets do dia a dia, mas também são necessários para ajudar a processar as vastas quantidades de dados processados pela IA generativa.

A ascensão de chips de memória e IA

Isso está elevando os preços dos chips de memória, o que, por sua vez , está impulsionando a receita das empresas que os produzem, como a Samsung e a SK hynix da Coreia do Sul, e a Micron e a SanDisk nos Estados Unidos.

“A demanda por servidores relacionados à IA continua crescendo, e essa demanda excede significativamente a oferta da indústria“, disse Kim Jae-june , da Samsung Electronics, no mês passado.

Fonte: JT


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo