
Cartela de 10 unidades (PM)
De acordo com a pesquisa de tendências de preços dos alimentos de dezembro, realizada pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas (MAFF), divulgada na terça-feira (16), o preço médio nacional de varejo (com imposto incluído) para ovos de galinha, de tamanhos variados e em cartela de 10 unidades, foi de 308 ienes.
Esse foi o preço mais alto desde a implementação da metodologia atual da pesquisa, em maio de 2012. Esse valor é 27% superior à média do mesmo período nos últimos cinco anos.
O fornecimento de ovos é fortemente influenciado pela disseminação da gripe aviária altamente patogênica. No início da primavera de 2023, os preços subiram devido aos efeitos da gripe aviária, criando o que ficou conhecido como crise dos ovos. Nessa época, em julho de 2023, o pico do preço médio chegou a 306 ienes.
Artigos relacionados
Nesta temporada, o fornecimento de ovos diminuiu devido ao abate de muitas galinhas após o surto de gripe aviária no outono passado e início deste ano.
A demanda por ovos aumenta no final do ano para a confeitaria de Natal e Ano Novo, o que gera crescente preocupação com os altos preços desse ingrediente indispensável para a indústria e para os lares.
O governo espera estabilizar os preços implementando novas medidas, como o apoio aos “ovos líquidos congelados“, que está incluído no orçamento suplementar aprovado na terça-feira.
A pesquisa do MAFF foi realizada em 470 supermercados e lojas de varejo.
Fontes: NNN e Yomiuri







