
Meta remove mais de meio milhão de contas de jovens na Austrália (ilustrativa/banco de imagens)
A Meta desativou mais de meio milhão de contas de jovens no Facebook, Instagram e Threads, como resultado da proibição australiana de redes sociais para menores de 16 anos, anunciou a empresa.
Pouco mais de um mês após a entrada em vigor da proibição, a Meta anunciou na segunda-feira (12) que, entre 4 de dezembro, quando a empresa começou a desativar contas, e 11 de dezembro, 544.052 contas que a Meta acreditava pertencerem a usuários menores de 16 anos foram desativadas.
Isso incluiu 330.639 no Instagram, 173.497 no Facebook e 39.916 no Threads.
Artigos relacionados
Implementação e desafios tecnológicos
“A conformidade contínua com a lei será um processo multifacetado que continuaremos a aprimorar, embora nossas preocupações sobre a determinação da idade online sem um padrão da indústria permaneçam”, disse a Meta em uma publicação de blog divulgada na segunda-feira.
As 10 plataformas que o governo anunciou estarem cobertas pela proibição – Twitch, Kick, YouTube, Threads, Facebook, Instagram, Snap, X, TikTok e Reddit – haviam implementado verificações de idade no dia 10 de dezembro de 2025.
O governo federal afirmou que a proibição não seria perfeita de imediato, e jovens se gabaram de burlá-la em respostas às contas de redes sociais do primeiro-ministro, após a sua entrada em vigor.
Repercussão global e a pressão política
A proibição de redes sociais da Austrália está sendo observada de perto por seu sucesso em outras partes do mundo.
O governo trabalhista do Reino Unido está enfrentando pressão para implementar uma proibição semelhante, com a líder conservadora Kemi Badenoch afirmando no fim de semana que seu partido apoiaria uma proibição de redes sociais para menores de 16 anos.
A Meta disse na segunda-feira que, embora esteja cumprindo a proibição, pediu ao governo australiano que se envolva construtivamente com a indústria para “encontrar um caminho melhor” do que uma proibição geral para garantir experiências online apropriadas para a idade.
Fonte: TG







