Japão tem novo partido com a fusão do PDC e Komeito
| Política
O novo partido político do Japão é o CRA, sigla de Centrist Reform Alliance ou Aliança da Reforma Centrista.

Coletiva de imprensa do CRA (NHK)
O novo partido político do Japão, a Aliança da Reforma Centrista (CRA) foi formado pela fusão do Partido Democrático Constitucional e pelo Komeito, anunciado na segunda-feira (19).
Antes da 51ª eleição geral para a Câmara dos Representantes, prevista para fevereiro, a fusão com ideologia centrista visa ser um contrapeso ao governo de Sanae Takaichi, do Partido Liberal Democrático (PLD) e do seu aliado, o Partido da Inovação do Japão (JIP).
A proposta é de “colocar os cidadãos em primeiro lugar” (生活者ファースト, lê-se seikatsu-sha first), que gerou uma reação negativa. Depois da divulgação pela imprensa, muitos internautas questionaram essa proposta perguntando “será no ‘seikatsu-sha’ se incluem os estrangeiros?” ou “os japoneses serão deixados de lado?”.
Artigos relacionados
Reminiscente da frase “Japanese first”, ou “primeiro os japoneses”, que obteve certo apoio nas eleições para a Câmara dos Conselheiros no verão passado, a expressão “cidadãos em primeiro lugar” poderia ser mal interpretada como priorizando estrangeiros.
O termo “seikatsu-sha” tem um significado abrangente e, na tradução livre, pode significar consumidor, residente, cidadão ou a pessoa que vive.
Partido de centro
Nos últimos anos, em meio à inflação crescente e a uma ordem internacional instável, o mundo tem testemunhado a ascensão de táticas políticas que exploram ideologias extremistas e a agitação social para incitar a divisão e minar a solidariedade social.
No Japão, também, a retórica radical, tanto da direita quanto da esquerda, está ganhando destaque, ameaçando os esforços para construir uma sociedade onde a diversidade seja respeitada e vivamos juntos. Diante dessa realidade, a política carrega uma grande responsabilidade.
Em vez de uma política que incita conflitos e aprofunda a divisão, o que se faz necessário é um governo de centro que possa identificar pontos de divergência, construir consenso e promover políticas que priorizem as pessoas. Este é o caminho mais responsável para a política, aquele que enfrenta as realidades difíceis de frente e encontra as melhores soluções.
Em uma era de instabilidade política e multipartidarismo, a Aliança da Reforma Centrista (CRA) se erguerá como uma força reformista de centro-direita responsável, que se oporá ao extremismo e impedirá que a sociedade seja dilacerada por conflitos infrutíferos. Como um partido político nacional que serve aos interesses e à felicidade do povo, almejamos ser o pilar que impulsiona as reformas que o povo deseja.
5 pilares do CRA
O slogan do novo partido, o CRA, é “redesenhando a sociedade para um futuro melhor”, baseado em 5 pilares.
- Mudança de políticas em direção ao crescimento econômico sustentável que concretize a felicidade de cada indivíduo
- Estabelecer um novo modelo de seguridade social que proporcione tranquilidade à geração trabalhadora
- Realizar uma sociedade inclusiva que amplie as escolhas e possibilidades
- Políticas externas e de defesa realistas e aprofundamento das discussões sobre a reforma constitucional
- Reforma política contínua e reforma do sistema eleitoral
Fontes: Yahoo!, Nikkei, NHK e Sankei







