O Ministério das Relações Exteriores do Japão elevou, na quinta-feira (5), o alerta de viagem para seis países no Oriente Médio. A medida foi tomada em resposta ao agravamento da situação na região, após ataques dos Estados Unidos e Israel contra o Irã.
O alerta agora se encontra no nível 3, o segundo mais alto no sistema de quatro níveis do ministério. Ele desaconselha veementemente que cidadãos japoneses viajem para Kuwait, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Omã e o leste da Arábia Saudita por qualquer motivo.
Além disso, residentes japoneses nessas áreas são aconselhados a considerar ou se preparar para uma possível evacuação.
Com o fechamento dos aeroportos internacionais no Kuwait, Bahrein, Catar e nos Emirados Árabes Unidos, o ministério planeja transportar os cidadãos japoneses por terra para Riad, capital da Arábia Saudita, e Mascate, capital de Omã, onde os aeroportos permanecem abertos.
A partir dessas cidades, voos fretados pelo governo os levarão a Tóquio, caso desejem.
No entanto, a operação enfrenta desafios. Com o grande fluxo de pessoas de países vizinhos para os aeroportos de Riad e Mascate, está se tornando difícil garantir passagens aéreas, complicando o processo de evacuação.
Fonte: NP



