Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Portal Mie PORTAL MIE
Aichi 26°C 16°C
🇺🇸USD→🇯🇵JPY 157.601
Mundo

OMS monitora caso de hantavírus em navio de cruzeiro

A OMS declarou que o risco ao público é baixo após um surto de hantavírus no navio MV Hondius, que resultou em três mortes e três pessoas doentes.

NP

Notícias Portal Mie

⏱ 2min de leitura
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
Ouça agora · Áudio da notícia
Playlist →
00:00
--:--
Três mortes confirmadas em navio após suspeita de hantavírus.
Imagem de destaque (PM)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, na segunda-feira (4), que não há necessidade de pânico e que o risco para o público é baixo após um surto de hantavírus, transmitido por roedores, ter ocorrido em um navio de cruzeiro no Oceano Atlântico.

Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU
Publicidade

O incidente resultou em três mortes e deixou outras três pessoas doentes.

A empresa Oceanwide Expeditions, sediada na Holanda, informou que está “gerenciando uma situação médica grave” a bordo do navio de expedição polar MV Hondius.

A embarcação encontrava-se próxima a Cabo Verde, na costa oeste da África. Segundo relatos da mídia, o cruzeiro partiu da Argentina há cerca de três semanas com aproximadamente 150 passageiros, realizando paradas na Antártida e em outros locais antes de seguir para Cabo Verde.

Medidas e orientações da OMS

O diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, afirmou em comunicado que a organização está agindo com urgência para apoiar a resposta ao surto. O trabalho envolve colaboração com os países afetados para oferecer suporte em:

  • Assistência médica;
  • Processos de evacuação;
  • Investigações epidemiológicas;
  • Avaliação de risco à saúde pública.

O risco para o público em geral permanece baixo. Não há necessidade de pânico ou de imposição de restrições de viagem”, reforçou Hans Kluge.

Recomendadas para você

Ele destacou que as infecções por hantavírus são incomuns e geralmente estão ligadas à exposição a roedores infectados. Embora a doença possa ser grave em alguns casos, o especialista ressaltou que ela “não é facilmente transmitida entre pessoas”.

Detalhes sobre as vítimas e confirmações

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Holanda confirmou que dois passageiros holandeses faleceram, mas não forneceu detalhes adicionais.

Em uma publicação na rede social X, a OMS informou que um dos passageiros doentes encontra-se em unidade de terapia intensiva na África do Sul.

Segundo a Sky News, citando o Departamento de Saúde da África do Sul, o passageiro em questão é britânico. Até o momento, testes laboratoriais confirmaram a presença de hantavírus em uma das seis pessoas afetadas.

Fonte: ST

+ lidas agora

em alta
🎥 Assista ao vídeo desta notícia
Seguidores
10.388

Curta o Portal Mie no Facebook

Receba novidades e destaques direto no seu feed.