A Apple concordou em pagar 250 milhões de dólares, aproximadamente 39 bilhões de ienes, para encerrar um processo coletivo relacionado ao atraso na implementação de recursos de Inteligência Artificial (IA) na assistente de voz Siri.
A informação foi confirmada no dia 5, após a apresentação de documentos pelos autores da ação em um tribunal federal dos Estados Unidos.
A disputa judicial teve início em 2025, quando compradores de novos modelos de iPhone alegaram que a empresa violou leis de proteção ao consumidor.
O argumento central dos autores foi que a Apple promoveu funcionalidades de IA como se estivessem disponíveis imediatamente, o que não se concretizou na prática.
Contexto da disputa e defesa da empresa
Em meados de 2024, a Apple anunciou o desenvolvimento de sua própria IA, prometendo melhorias significativas na Siri, como respostas personalizadas e maior controle de aplicativos. No entanto, os recursos não foram implementados conforme o esperado pelos consumidores.
A Apple sustentou que as funções de IA seriam expandidas de forma gradual. A empresa negou que o material publicitário da época fosse enganoso.
O acordo visa encerrar a ação judicial movida pelos compradores dos dispositivos.
Apesar da defesa de que a comunicação não visava induzir ao erro, a gigante da tecnologia optou pelo acordo financeiro para encerrar o litígio que questionava a veracidade de suas campanhas de marketing sobre a nova tecnologia.
Fonte: Nikkei



