Um tribunal militar da China proferiu sentenças de morte com suspensão da pena para dois ex-ministros da Defesa do país, sob acusações de corrupção. A agência de notícias estatal Xinhua informou naquinta-feira (7) que Li Shangfu e Wei Fenghe foram julgados separadamente e condenados à morte com um período de suspensão de dois anos.
De acordo com o relatório oficial, Li foi considerado culpado por aceitar e oferecer subornos, enquanto Wei foi condenado por aceitar subornos. No sistema jurídico chinês, uma sentença de morte com suspensão pode ser comutada para prisão perpétua ou penas menores caso o condenado não cometa novos delitos durante o período de suspensão, o que significa que a execução pode ser evitada.
O relatório divulgado pela agência estatal não detalhou os valores envolvidos nos esquemas de corrupção nem apresentou pormenores específicos sobre as acusações. No entanto, ambos os homens já haviam sido expulsos do Partido Comunista Chinês em junho de 2024, sob a justificativa de terem utilizado seus cargos para aceitar subornos vultosos e praticar outras atividades ilícitas.
Impacto na cúpula militar chinesa
As sentenças refletem a intensificação da campanha anticorrupção liderada pela cúpula chinesa, que tem resultado em investigações e medidas disciplinares rigorosas contra oficiais de alto escalão das forças armadas. O cenário de expurgos tem alterado drasticamente a composição da Comissão Militar Central, órgão que supervisiona as forças armadas do país.
Quando a estrutura atual da Comissão foi formada em 2022, ela contava com sete membros, incluindo o presidente Xi Jinping no comando. Desde então, a situação mudou drasticamente:
- Cinco dos sete membros originais, incluindo o oficial uniformizado de mais alta patente, foram removidos de seus cargos.
- Os afastamentos ocorreram devido a punições ou investigações em curso.
- Atualmente, apenas o presidente Xi Jinping e um oficial uniformizado de alto escalão permanecem efetivamente na estrutura da Comissão.
Fonte: NHK