O ministro da Defesa da Nova Zelândia, Chris Penk, declarou na quinta-feira (7) que o país está avaliando a aquisição de novas fragatas junto ao Japão ou ao Reino Unido. O objetivo é substituir as duas fragatas que compõem a atual frota da Marinha neozelandesa, que já apresentam sinais de desgaste pelo tempo de uso.
Em comunicado oficial, Penk destacou que o governo está concentrado em dois modelos específicos para a possível substituição:
- As fragatas da classe Mogami, de fabricação japonesa;
- As fragatas do tipo Type 31, de fabricação britânica.
O ministro ressaltou que, até o momento, nenhuma decisão definitiva foi tomada sobre o processo de aquisição. Segundo ele, a expectativa é que um parecer técnico e estratégico seja encaminhado para análise do Gabinete do governo até o final do próximo ano.
Contexto regional e interesse estratégico
A movimentação da Nova Zelândia ocorre em um cenário de maior integração regional. No ano passado, a Austrália, país vizinho e parceiro estratégico, decidiu desenvolver novas fragatas em conjunto com o Japão, utilizando como base justamente o modelo da classe Mogami.
A Nova Zelândia manifestou interesse no mesmo tipo de embarcação, sinalizando uma possível convergência tecnológica com as forças navais australianas. O processo de escolha segue em fase de avaliação, sem prazos imediatos para a assinatura de contratos.
Fonte: NHK