Um navio-tanque operado pela gigante do setor petrolífero Eneos Holdings chegou ao Japão na quarta-feira (3) marcando a segunda embarcação a realizar o trajeto após transitar pelo Estreito de Ormuz desde o início do conflito envolvendo os Estados Unidos, Israel e Irã.
O navio Eneos Endeavor, que atravessou o estreito em meados de maio, atracou no Terminal de Kiire, localizado em Kagoshima (província homônima), transportando 2,15 milhões de barris de petróleo bruto. O volume é equivalente a aproximadamente um dia de demanda doméstica de petróleo no Japão. A carga teve origem no Kuwait e nos Emirados Árabes Unidos.
Contexto da rota e segurança marítima
Após o fechamento efetivo do estreito pelo Irã, o governo japonês solicitou formalmente a Teerã que garantisse a passagem livre e segura para embarcações de todas as nações.
Segundo informações do Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo, o navio-tanque não efetuou o pagamento de qualquer pedágio para realizar a travessia.
A embarcação, que possui cerca de 340 metros de comprimento e pertence a uma subsidiária da Eneos, partiu dos Emirados Árabes Unidos no final de fevereiro. No entanto, o navio permaneceu retido no Golfo Pérsico após os ataques dos Estados Unidos e Israel contra o Irã, conforme dados do serviço global de rastreamento marítimo MarineTraffic.
Na semana anterior, um navio-tanque operado por uma unidade da refinaria Idemitsu Kosan tornou-se o primeiro a chegar ao Japão após transitar pelo estreito desde o início da guerra, entregando cerca de 2 milhões de barris de petróleo bruto.
A Associação de Petróleo do Japão informou que, apesar destas chegadas, a situação permanece delicada:
- Sete navios-tanque relacionados ao Japão continuam retidos no Golfo Pérsico.
- A monitoração das rotas segue sob atenção das autoridades japonesas.
Fonte: MN



