A montadora Honda anunciou na segunda-feira (22) o encerramento das vendas do seu modelo minivan Odyssey até o fim deste ano, no mercado japonês.
O modelo atual é produzido na China e importado. A montadora estava em dificuldades, com as vendas no ano fiscal de 2026 caindo 35% em relação ao ano anterior, para 7.339 unidades.
A primeira geração do Odyssey foi lançada em 1994 e ganhou popularidade como uma minivan com alto desempenho de direção. O modelo atual é a quinta geração, lançada em 2013.
Era fabricado em Saitama
O modelo atual foi originalmente fabricado na fábrica de Sayama (cidade homônima na província de Saitama), mas a produção e as vendas cessaram quando a fábrica encerrou a produção de veículos completos no final de 2021.
Depois disso, houve muitos pedidos de renascimento por parte de clientes e revendedores, e a Honda decidiu retomar a produção na China em 2023. Vendeu 24 mil unidades em 2024, mas em 2025 o número caiu para a casa de 8 mil.
No mercado de minivans, o Toyota Alphard vendeu 81.357 unidades no ano fiscal de 2025, ampliando sua liderança sobre o Odyssey.
Assim que as vendas do Odyssey terminarem, a Honda terá, por enquanto, dois modelos de minivan para o mercado nacional: Step Wagon e Freed.
Fonte: Nikkei



