Um trem local da JR West ultrapassou uma estação sem conseguir parar corretamente após o maquinista perder o momento adequado de acionar os freios.
O caso ocorreu em junho na linha JR Kobe e chamou atenção porque o condutor havia trabalhado com tempo de descanso muito inferior ao previsto.
Por volta das 7h de 27 de junho, o trem passou pela estação Takatori, em Kobe (Hyogo), e só conseguiu parar cerca de 250 metros depois.
Como não foi possível retornar à plataforma, a composição seguiu até a estação seguinte, Shin-Nagata. Nenhum passageiro ficou ferido.
Segundo a JR West, o maquinista havia iniciado o turno às 11h55 do dia 26.
Devido às fortes chuvas provocadas pelos tufões 7 e 8 e à consequente desorganização da malha ferroviária, o intervalo de descanso originalmente previsto em cerca de seis horas acabou sendo reduzido para aproximadamente 1 hora e 12 minutos.
Maquinista relatou sonolência
A empresa informou que sabia da redução no período de descanso, mas decidiu manter o profissional na operação após avaliação visual e confirmação do próprio maquinista de que estava em boas condições físicas e mentais.
Em depoimento interno, ele afirmou que sentia sono, mas não chegou a dormir.
Sobre a passagem indevida pela estação, o maquinista explicou que teria ocorrido uma queda temporária no nível de consciência, o que fez com que perdesse o momento correto de iniciar a frenagem.
A JR West afirmou que vai reforçar as orientações aos demais condutores e adotar medidas para garantir períodos adequados de descanso e evitar novos casos.
Fonte: NNN



