Outra onda de brasileiros com descendência japonesa está seguindo em direção ao Japão em busca de trabalho, destacou o noticiário da Jiji Press.
O número de dekasseguis no Japão atingiu o pico em 2007, quando havia 317.000 brasileiros, antes de diminuir em razão da crise financeira global de 2008, assim como o terremoto e tsunami de março de 2011.
Entretanto, divulgou o Jiji Press, acredita-se que o número tenha se recuperado rapidamente em 2016, o primeiro aumento em 9 anos, de acordo com fontes diplomáticas e outros.
A recuperação, aparentemente, reflete uma profunda recessão no Brasil, assim como a escassez de trabalhadores no Japão com a proximidade das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio em 2020.
Uma empresa de recrutamento em São Paulo, lar para a maior comunidade de origem japonesa do mundo, vem registrando aumento na procura por trabalho no Japão desde meados de 2016.
O mês de outubro de 2016 registrou a maior alta de brasileiros do ano. Chegaram ao Japão 7.995 brasileiros, a maioria com visto de até cinco anos. Em contrapartida, outros 6.439 brasileiros deixaram o país (veja a matéria completa aqui).
Em 2016, a estimativa é que o número de brasileiros possa ter aumentado em mais de 12.000 pessoas, mas os números totais ainda não foram divulgados.
Notícias relacionadas:
- Brasileiros no Japão: veja a distribuição por província
- Comunidade brasileira no Japão está aumentando em 2016.
Fonte: Jiji Imagem: Bank Image