Reviravolta nas entradas e saídas de brasileiros no Japão

Novembro teve o primeiro saldo negativo no número de brasileiros que chegam ao Japão. Saiba mais.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Publicidade

Pela primeira vez, desde janeiro de 2016, o número de brasileiros que saíram do arquipélago japonês foi maior do que os aqui chegaram, informou nesta quarta-feira (25) o Ministério da Justiça do Japão.

Os dados são de novembro e os mais recentes publicados pela autoridades japonesas.

Segundo o relatório divulgado, em novembro chegaram ao Japão 5.145 brasileiros contra 5.913 que deixaram o país. O resultado quebra a sequencia de maior número de entradas que vinha ocorrendo desde o início do ano.

Outubro foi o mês que registrou maior alta de entrada de brasileiros no Japão.

Mesmo com o resultado de novembro, o saldo no final de 2016 deve ficar positivo marcando o primeiro ano, desde a falência do banco de investimentos Lehman Brothers (2008), que o número de brasileiros cresce no país.

A crise econômica e política no Brasil e a falta de mão de obra no Japão são os principais fatores que vêm colaborando para a volta de um grande número de brasileiros ao mercado de trabalho japonês.

Falta aguardar o número de entradas e saídas de brasileiros no Japão em dezembro para ter o número final de 2016. Acompanhe nos próximos dias no Portal Mie.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

Inédito no Japão: estrangeiro será presidente da Associação dos Advogados

Publicado em 26 de janeiro de 2017, em Sociedade

A Associação dos Advogados de Hyogo anunciou que o novo presidente eleito é um colega estrangeiro formado no Japão. Saiba mais.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Publicidade

O atual presidente da Associação dos Advogados da Província de Hyogo (entidade parecida com a OAB), Koji Yoneda, anunciou que o próximo a ocupar essa cadeira é um colega estrangeiro. Isso repercutiu imediatamente na imprensa japonesa esta semana. Segundo o atual presidente, isso é inédito na história de Hyogo e ele acredita que seja também em todo o Japão.

Quem é o advogado estrangeiro

Advogado Shogo Haku, sul-coreano (Hyogo Shimbun)

A posse será em 1 de abril deste ano, por um ano. O eleito e nomeado para o cargo é o advogado Shogo Haku, 54, natural de Seul, Coreia do Sul, nascido em março de 1962, segundo o Kobe Shimbun. Haku veio do seu país em 1974, acompanhando o pai, em missão de trabalho.

Na Universidade Ryukyu (Okinawa) formou-se em Letras e Direito. Em 1993 registrou-se na Associação dos Advogados da Província de Osaka, mudando para Hyogo em 1996, onde já ocupou o cargo de vice- presidente.

Haku sofreu um acidente de trânsito antes de sua vinda ao Japão, quando perdeu o braço direito. Aos colegas falou sobre esse assunto e também sobre as violações dos direitos humanos, referindo-se aos discursos de ódio contra os estrangeiros no Japão.

“Com o fato de assumir o cargo, ficarei feliz se isso contribuir para diminuir o problema, mesmo que seja só um pouco, rumo à resolução”, declarou na frente dos colegas, segundo o jornal Mainichi.

Advogado estrangeiro não pode se tornar juiz

O jornal destacou que a nacionalidade do advogado não é empecilho para o exercício da profissão, para se registrar como tal e tampouco para assumir o cargo de presidente da associação. A legislação só não permite se tornar juiz ou promotor, por serem vagas de concurso público, restrito aos cidadãos nacionais.

Fonte: Mainichi Shimbun
Imagens: Pixabay/Kobe Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância