O feriado prolongado de Ano Novo passou e, logo em seguida, mais um em janeiro marcam 3 dias de folga para a maioria dos trabalhadores. Trata-se de um feriado festivo, onde os jovens comemoram sua maioridade civil no país, com eventos em todas as cidades.
Vendo os comentários na virada do ano publicados na rede social Twitter, os japoneses se queixam de uma peculiaridade no calendário de feriados deste ano. Essas queixas têm como pano de fundo um projeto de lei apresentado em 2012 pelo Partido Democrata, então, o da situação naquela época. O partido propôs que os feriados nacionais que caem no sábado fossem transferidos para a sexta-feira ou para a segunda-feira, de modo que os estudantes e trabalhadores pudessem ter 3 dias consecutivos de folga. Entretanto, nas eleições de 2012, o partido passou para a oposição e o projeto de lei não foi implementado. As pessoas lamentaram que o país ainda não tenha adotado essa proposta.
Quantos feriados nacionais
No total são 16 datas marcadas em vermelho, os feriados nacionais. A boa notícia é que por conta disso, os trabalhadores poderão usufruir de 8 folgas de 3 ou mais dias consecutivos este ano.
A primeira dessas folgas prolongadas acontece em janeiro, a segunda em março e a terceira em maio, com o Golden Week. Depois, de julho a novembro, mensalmente há folgas prolongadas. Confira no calendário abaixo, assinalados em rosa.
Os meses de fevereiro, abril, junho e dezembro não têm feriados com fim de semana prolongado. Tampouco, o feriadão chamado de Silver Week não aparece no calendário de setembro.
Peculiaridade dos feriados de 2017
O que o povo lamentou na rede social Twitter é que das 16 datas comemorativas 4 caem no sábado. Alguns comentaram “vou ser obrigado a usar o yuukyu (saldo das férias)” ou “como usar os feriado prolongado de forma sábia este ano”. Esses 4 feriados nacionais no sábado acabaram “matando” o que poderia ser dia de descanso para quem trabalha em empresas de 5 dias úteis, de segunda a sexta-feira.
Saiba quais são os feriados nacionais que caem no sábado:
- 11 de fevereiro: Dia da Fundação Nacional
- 29 de abril: Dia Showa
- 23 de setembro: Equinócio de Outono
- 23 de dezembro: Aniversário do Imperador
Quantos dias de folga em 2017
Em média, os japoneses trabalham ⅔ dos dias do ano. Ou seja, contando os finais de semana, feriados nacionais e férias, se conseguirem descansar 120 dias, correspondem a cerca de ⅓ dos 365 dias do ano, podem se considerar na média.
2017 e 2023 serão anos com 119 dias de descanso (sábados, domingos e feriados), considerados em baixa, comparados a outros:
- 2009: 124 dias
- 2020: 125 dias
- 2026: 125 dias
Imagens: ANN