Uma van avançou contra a uma multidão na cidade de Barcelona, na Espanha, na quinta-feira (17), provocando a morte de 13 pessoas e deixando mais de 100 feridos.
Dois homens foram detidos em conexão com o suposto ataque terrorista. Segundo as autoridades policiais, outro homem que dirigia a van está foragido.
O incidente ocorreu na rua Las Ramblas por volta das 17h (horário local). A rua leva a um popular destino turístico, a praça da Catalunha.
A mídia local divulgou que o veículo entrou mais de 50 metros na calçada enquanto avançava em multidões de pedestres. A polícia informou que o motorista da van fugiu do local, mas que 2 homens foram presos e estão sendo interrogados.
A polícia também informou que, antes do incidente, uma explosão em um prédio a cerca de 200km ao sudoeste de Barcelona deixou uma pessoa morta. Suspeita-se que os 2 homens detidos também estavam envolvidos nessa explosão.
Enquanto isso, uma agência de notícias ligada ao grupo militante do Estado Islâmico disse que o ataque de Barcelona foi realizado por soldados do grupo.
A agência de notícias Amaq divulgou que o ataque foi uma resposta ao pedido do grupo militante para mirar países membros da coalizão liderada pelos EUA.
Autoridades espanholas não comentaram se o grupo do Estado Islâmico é suspeito de estar por trás do ataque.
https://www.youtube.com/watch?v=olMrFNpgI1I
Fonte: NHK
Imagem: ANN