O governo da província de Miyagi disse no dia 21 de agosto que removerá um vídeo online promocional de turismo que foi criticado por ser sexualmente sugestivo.
A província planeja retirar o vídeo após um evento de turismo agendado para o sábado (26), na cidade de Sendai, em meio a debates inalterados de espectadores e mulheres da assembleia provincial, apesar de uma decisão anterior de mantê-lo online.
Como parte da campanha de turismo de Miyagi que ocorre até setembro, o vídeo de 150 segundos destaca a modelo e atriz Dan Mitsu, conhecida por atuar em papéis eróticos, como uma guia usando quimono.
O *vídeo contém linhas sugestivas e provocativas, enquanto há closes repetitivos de imagens dos lábios da atriz e ela alisando a cabeça de uma tartaruga animada.
https://www.youtube.com/watch?v=twVnNu87csA
A declaração do dia 21 ocorreu 1 mês após as mulheres da assembleia terem exigido que o vídeo fosse removido. O governador de Miyagi, Yoshihiro Murai, inicialmente, se recusou, argumentando que a controvérsia provou que a campanha promocional foi um sucesso.
O governo da província disse que recebeu cerca de 380 reclamações ou comentários negativos sobre o vídeo através de ligações por telefone, emails e cartas.
O vídeo foi produzido juntamente pelo governo da província de Miyagi, pelo governo municipal de Sendai e pela East Japan Railway Co a um valor de 23 milhões de ienes, parte do qual veio de um fundo de reconstrução para o terremoto e tsunami de março de 2011 que devastou amplas áreas da região de Tohoku.
“O vídeo já ganhou um grande número de visualizações (mais de 4 milhões) e serviu seu propósito de promover a um certo grau”, disse um representante responsável pela campanha sem comentar sobre a associação entre a recente decisão e as críticas.
O evento de campanha do dia 26 de agosto em Sendai vai destacar Mitsu como convidada especial.
*o vídeo do canal do YouTube 涼・宮城の夏 2017 já foi tirado do ar. O exibido acima é uma reprodução do canal san tanaka.
Fonte: Japan Times, Kyodo Vídeo e imagem: YouTube (san tanaka)