A administração de terremoto da China informou neste sábado (23) que um tremor de magnitude 3.4 detectado na Coreia do Norte foi uma “explosão suspeita”, aumentando temores de que a nação comunista testou outra bomba nuclear.
A administração disse em uma declaração em seu site que o terremoto, que ocorreu às 08h30 GMT (17h30 no horário do Japão), foi registrado a uma profundidade de 0km.
A Xinhua, agência de notícias oficial da China, informou que o epicentro foi praticamente no mesmo local de um terremoto raso registrado no dia 3 de setembro, que verificou-se ser causado pelo 6º e maior teste nuclear da Coreia do Norte.
O terremoto foi detectado no condado de Kilju na província norte de Hamgyong, onde o conhecido local de teste nuclear Punggyeri está situado, de acordo com a agência meteorológica sul-coreana.
A organização disse que estava analisando dados sobre o terremoto e sua visão inicial de que havia sido um terremoto natural.
Não houve reação imediata do Ministério de Relações Exteriores da China.
As tensões continuam aumentando desde o dia em que a Coreia do Norte realizou seu 6º teste nuclear, levando a uma nova rodada de sanções das Nações Unidas.
O ministro de relações exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, atualmente em Nova York para uma reunião das Nações Unidas, alertou na quinta-feira (21) que Kim Jong-un poderia considerar um teste de bomba de hidrogênio sem precedentes no Oceano Pacífico.
Fonte: The Independent Imagem: NHK