O governo japonês está conduzindo uma inspeção onsite em uma fábrica da Kobe Steel, soube a NHK. O objetivo é verificar se a fabricante no ramo do aço afetada por um escândalo está tomando medidas suficientes para evitar outras manipulações de dados.
A fábrica de Daian da Kobe Steel, em Inabe (Mie), central do Japão, começou a ser inspecionada na segunda-feira (23) por funcionários do Ministério dos Transportes. Eles planejam passar vários dias verificando se a filial possui um sistema de testes adequado com medidas preventivas em vigor.
A medida segue revelações de que a fábrica despachou produtos de alumínio com dados manipulados para uso em um jato regional de passageiros fabricado pela Mitsubishi.
A Mitsubishi Aircraft Corporation disse que seus testes não mostraram problemas relacionados à resistência e durabilidade em peças recebidas da Kobe Steel. O ministério disse que também está verificando a segurança das partes.
Contudo, funcionários do ministério dizem que é necessário verificar se a Kobe Steel se mantém como uma fornecedora de peças apta para o projeto do novo jato de passageiros, particularmente em termos de sua futura produção em massa.
A Kobe Steel despachou produtos de alumínio, cobre e outros com dados de teste manipulados a cerca de 500 firmas. O impacto do escândalo não está confinado ao Japão. Autoridades de aviação europeia também instaram fabricantes de aeronaves a conduzirem inspeções completas de peças fabricadas a partir de produtos da Kobe Steel.
Fonte e imagem: NHK