A agência especial japonesa disse que a análise de dados compilados realizada pela sonda Kaguya sugere a existência de uma cavidade gigante, como um túnel, que está sob a superfície da Lua e que poderia ser usada como base lunar para missões assistidas.
A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA, na sigla em inglês) estava analisando dados compilados pela Kaguya, que investigou a Lua usando radar por cerca de 18 meses desde seu lançamento em 2007.
Pesquisadores da JAXA dizem que a cavidade está localizada em uma área de domo vulcânico chamada Mariu Hills. Estima-se que ela se estenda por cerca de 50Km e esteja ligada acima da superfície por um fosso que tem cerca de 50m de um lado a outro.
Eles dizem que a cavidade, sendo subterrânea, pode oferecer um ambiente menos suscetível a diferenças de temperatura entre o dia e a noite em cerca de 300 graus Celsius e para chuvas de radiação do espaço observadas na superfície da Lua. Os pesquisadores acrescentam que também pode haver minerais que contêm água.
No início deste mês, os Estados Unidos anunciaram um plano para enviar astronautas novamente à Lua e construir uma base por lá para missões assistidas a Marte.
O Japão também está considerando enviar astronautas à Lua a partir de 2025.
Fonte: NHK Imagem: TBS News