A reunião de intercâmbio para facilitar a compreensão do idioma japonês foi programada para 10 de dezembro. A cidade de Izumo é a que mais tem estrangeiros dentro da província de Shimane.
Em Izumo residem atualmente 3.565 estrangeiros, sendo que a grande maioria é verde amarela.
Os brasileiros, até o final de setembro deste ano, somam 2.450 pessoas. Junto com eles, moram 316 chineses, 187 vietnamitas, 180 filipinos e 132 sul-coreanos, além de outras nacionalidades.
Para que os estrangeiros possam compreender o idioma japonês será debatido como falar de forma de fácil compreensão. A língua tem expressões como muryou que poderia ser dita okane wa irimasen, e ambas significam “de graça”.
Está prevista a presença de um artista de “rakugo”, humorista que se apresenta de quimono, em monólogos. Essa é uma tradição antiga, datada do século 17. Através dessa arte, o município pretende aprofundar o intercâmbio entre estrangeiros e japoneses.
A reunião será realizada no Shikiso, local de águas termais, às 15h30, dividida em duas partes. Na primeira, o artista de rakugo e depois um intercâmbio entre os residentes japoneses e estrangeiros, usando o idioma facilitado.
A entrada é gratuita e mais informações podem ser obtidas na Divisão Internacional da Cultura, pelo telefone 0853-21-6576.
Fonte e foto: Mainichi Shimbun