A prefeitura da cidade de Hamamatsu (Shizuoka) anunciou na segunda-feira (6) que está desenvolvendo um projeto para oferecer a leitura de livros eletrônicos gratuitamente para os estrangeiros. A iniciativa é em conjunto com a Rakuten, como forma de desenvolver a sociedade multicultural.
Os estrangeiros da cidade de Hamamatsu já ultrapassaram a marca das 13 mil pessoas. Eles são oriundos de cerca de 80 países diferentes. A grande maioria é brasileira, com uma população de 8,8 mil pessoas.
Como a Rakuten possui uma variedade de obras no formato digital, a prefeitura e a empresa da área de TI, fizeram parceria visando a convivência multicultural.
A prefeitura está na fase de seleção das obras, cerca de 2 mil, em diversos idiomas, incluindo o português, chinês e inglês.
As obras de literatura e os ilustrados para as crianças passarão a ficar disponíveis gratuitamente a partir de fevereiro do ano que vem. O prazo é até outubro de 2019.
Para obter o livro para leitura gratuita – smartphone, tablet ou PC – basta ter o cartão de registro de uma das bibliotecas da cidade.
Fonte: Mainichi Foto ilustrativa: Pixabay