Autoridades posicionaram oficiais da polícia em uma ilha remota no Mar do Japão (East Sea) para intensificar a segurança em resposta às recentes chegadas de barcos de madeira presumivelmente da Coreia do Norte.
Awashima, da província de Niigata, é uma pequena ilha ao largo da costa de Honshu. A polícia vinha sendo posicionada no local somente no verão.
Em 21 de dezembro, autoridades da polícia provincial enviaram dois oficiais e um pequeno veículo de patrulha à ilha para o primeiro turno em um revezamento no local.
Os oficiais partiram para a ilha após uma cerimônia realizada na cidade Murakami, província de Niigata, na ilha principal.
A Guarda Costeira do Japão disse que confirmou 19 casos em que pequenos barcos de madeira ou destroços, aparentemente da Coreia do Norte, foram levados pelas ondas até a costa na província desde novembro. Outros foram encontrados à deriva ao largo da costa de Awashima.
O chefe da delegacia de Murakami, Hisanobu Ito, disse que oficiais vão observar barcos suspeitos e responder aos relatos de residentes. Ele frisou que o trabalho será feito juntamente com sedes da polícia provincial na ilha principal para garantir a segurança dos residentes de Awashima.
Uma residente local disse que a presença regular da polícia dará aos residentes mais tranquilidade.
Fonte e imagem: NHK