As pessoas contam com o ar-condicionado ao chegarem em casa depois de ter caminhado na neve ou ao se levantarem de manhã com frio congelante. No entanto, enquanto nevava em boa parte do país esta semana, as redes sociais pipocaram de mensagens de pedido de socorro e de queixas. Foram as mensagens do tipo “nesse frio e o ar-condicionado não esquenta”.
Se você amargou ou passa pelo mesmo problema, veja as recomendações dos especialistas, analisadas por casos.
Não sai vento quente
No caso como esse em que não sai vento ou parece que o ar-condicionado está parado, apesar do controle remoto funcionar, experimente desligar o aparelho e retire o cabo da tomada por cerca de 15 minutos.
Depois desse tempo conecte o cabo na tomada novamente. Muitas vezes basta fazer isso para voltar a funcionar. Caso contrário, chame um especialista.
A temperatura não sobe
As queixas mais comuns no inverno são de que apesar de programar a temperatura para 26ºC, por exemplo, sai ar frio, o vento é fraco ou opera por alguns minutos e para.
As causas podem ser várias, como as exemplificadas abaixo.
- Necessita de limpeza no aparelho
- Anormalidade na válvula de comutação de quatro vias
- Alternador de calor apresenta problema por falta de limpeza na barbatana externa
- O aparelho de ar-condicionado tem capacidade para atender área menor
- A unidade exterior está cercada ou coberta de neve
Nesse último caso, basta remover a neve que se acumulou em volta da unidade externa. Abrindo um espaço de pelo menos 30cm o aparelho volta a “respirar”.
Há aparelhos de ar-condicionado que têm a função 霜とり運転 (lê-se shimotori unten). Se tiver, mude para essa função temporariamente até o problema do mau aquecimento se resolver.
Nos demais, convém chamar um especialista para a resolução do problema. Vai gastar um pouco, mas é melhor do que passar frio. Ou, aproveitar a ocasião e adquirir um aquecedor.
Fontes: Sankei e Halaioru Foto: Halaioru