Em segundo plano por conta dos smartphones que possuem câmeras de alta definição, as vendas das chamadas digi-cameras estavam frias.
No entanto, por conta da palavra mais usada em 2017 a curva deu um salto, pela primeira vez em 7 anos.
No ano passado foram vendidos 24,98 milhões de câmeras digitais só no mercado japonês. Traduzindo em moeda, as vendas foram de 102,33 bilhões de ienes. Só a Fuji Film teve um aumento de 40,3% nas vendas. Mas outras também comemoram, como a Casio e a Olympus.
Tudo isso se atribui a uma palavra que leva à ação: instabae (インスタ映え). Significa fotografar ou filmar para o Instagram.
Para ostentar a melhor foto e ganhar muitos corações os jovens não poupam esforços. Para isso adquirem câmeras digitais, principalmente as mirrorless que permitem trocar as lentes.
Câmeras mirrorless
As do tipo mirrorless têm sido as queridinhas dos fotógrafos amadores. Elas não têm aquele conjunto de espelhos e prismas para levar a imagem, objeto da foto, ao visor. Capturam a imagem pela lente e essa vai diretamente para o sensor. Uma das vantagens é que são mais leves e de tamanhos mais compactos que as Digital Single Lens Reflex ou simplesmente DSLR.
Custam na faixa dos 70 mil ienes, preço mais acessível. Segundo levantamento das lojas, as vendas das câmeras digitais subiu cerca de 10% por causa da instabae.
A maior parte das vendas têm sido para as mulheres jovens. Elas querem efeitos que nem todas as câmeras dos smartphones não permitem como boke, pele bonita e colorido vivo, por exemplo.
Outra palavra nova
Por causa dessa onda de instabae outra palavra surgiu no mercado – instatokuju (インスタ特需), que significa demanda especial por causa do Instagram.
Com a alta demanda e a sede pela ostentação de boas fotos no Insta, o mercado se adequa oferecendo cursos de fotografia. Há classes exclusivas para mulheres que querem aprender a fotografar pratos gourmet, acessórios e o mundo fashion.
Lojas e points se esforçam para criar ambiente ou cenário exclusivo para a instabae.
O Japão está vivendo o auge do fenômeno Instagram.
Fontes: NHK e Asahi Fotos: Asahi