O Galaxy X (nome provisório) é o novo smartphone dobrável em desenvolvimento da Samsung que poderá ser vendido em meados de 2018. Atualmente, a Samsung não se pronunciou sobre o smartphone e as informações obtidas até agora são rumores.
Contudo, o que se sabe é que a empresa está apostando em um novo design completamente diferente, caminhando em nova direção que poderá abrir um novo horizonte tecnológico e empresarial, segundo o ValueWalk.
Prevê-se que a Samsung está desenvolvendo dois tipos de smartphones dobráveis. O primeiro possui uma tela OLED, o outro, duas telas, sendo que ambos compõe a nova linha com “display duplo”. Diferente do iPhone, que está aumentando a tela com o decorrer das gerações, o Galaxy, que vêm conquistando mais espaço no mercado, dará um empurrão gigantesco na tendência de “crescimento da tela” com o display duplo.
A partir das patentes obtidas e aplicadas pela Samsung até agora, pressupõe-se que o display do Galaxy X tenha o “book style” dobrável. As patentes também indicam um aparelho capaz de abrir e fechar pelo “lado de dentro”, na mesma maneira de um livro, e também horizontalmente, como um notebook.
O título de “primeiro smartphone dobrável” já pertence à ZTE pelo Axon M. A grande maioria das previsões indicam que o design do Galaxy X seja bastante semelhante ao modelo quadricular do Axon M. Isso significa que a empresa pretende seguir por um caminho diferente dos designs do “Edge”, da convencional linha “premium”, que conseguiu criar uma tela curva. Mesmo se não for o caso, uma tela curva é impensável pois o novo display dobrável será bastante pesado, e será necessária uma tela plana para resolver o problema de compactação.
O site ValueWalk diz que a possibilidade da empresa voltar para o design compacto quadricular ao invés de continuar com o modelo convencional é alta.
Segundo os rumores, a Samsung criou a linha “Galaxy X” para competir diretamente com o modelo especial e de alto preço da Apple, o iPhone X. Contudo, a tela dupla será um fator impactante no preço e, caso a Samsung pretenda criar um modelo abaixo dos US$1.000, o desempenho da memória, armazenamento e outros itens terão redução.
Considerando a redução em 10% do mercado em dezembro e a tendência de saturação do mercado de aparelhos móveis pelo mundo, a Samsung não pode ignorar a situação atual e deve tomar medidas para equilibrar as especificações.
Caso a empresa decida implementar o display duplo no Galaxy X, o design dos smartphones premium da Samsung, que vêm utilizando o screen “Edge”, poderá ser mudada.
O Galaxy X, que trará grandes impactos às fabricantes de smartphones do mundo, será apresentado oficialmente no segundo semestre de 2018 (lembrando que este não é o Samsung S9).
Fonte: Gigazine e ValueWalk