Para começar, compreenda o que é o SIM card, esse cartão minúsculo que está dentro de todos os smartphones, tablets e outros dispositivos. Ele é acrônimo de Subscriber Identity Module, o que significa guardar todas as informações do usuário, número do telefone celular e imprescindível para realizar chamadas e para se conectar à internet. Portanto, é como se fosse um documento de identidade do dispositivo.
Há 3 tamanhos desse cartão: convencional, micro e nano. Os smartphones da Apple são todos com o do tipo nano e podem ser comprados desbloqueados. Para isso, basta adquirir um na loja Apple e depois escolher a operadora.
Há outros dispositivos desbloqueados como Huawei, Asus, Sharp, Vaio, Motorola e outros, à venda nas lojas de produtos eletroeletrônicos.
As 3 grandes operadoras – Au, Docomo e Softbank – vendem os smartphones com o SIM card bloqueado para que o usuário fique amarrado por pelo menos 24 meses a elas. Para solicitar o desbloqueio é preciso que tenha usado pelo menos 6 meses de contrato. O pedido é feito nas lojas das operadoras. Para isso basta dizer SIMロック解除, pronunciando shimu rokku kaijo. É preciso pagar uma taxa de serviço de 3 mil ienes. Os dispositivos que podem ser liberados são aqueles adquiridos a partir de maio de 2015.
Antes de solicitar a liberação, recomenda-se fazer backup das informações.
Méritos do desbloqueio do SIM card
- Pode levar seu smartphone (depois de tudo pago na operadora) para o Brasil ou qualquer outro país. Lá se compra um novo SIM card e insere no dispositivo, para usar no local
- O usuário pode escolher o smartphone ou o dispositivo que quiser, independente da operadora
- O usuário pode escolher uma operadora megabarata MVNO, privilegiando o uso de internet e não fazer ligações convencionais. Para chamar outra pessoa poderá usar apps como Messenger, WhatsApp, Line e outros
- A MVNO, é acrônimo de Mobile Virtual Network Operator, ou operadora com rede virtual para mobile. Essas operadoras usam as linhas das 3 grandes – Au, Docomo e Softbank – para oferecer serviços de telecomunicação. São as recentes Rakuten, Bic Camera, Line, Mineo, Y!Mobile, etc.
Depois de desbloquear o SIM card
Feito isso é preciso remover o SIM card do aparelho. Se é usuário de um dispositivo da Apple, toque aqui e leia as instruções em português. Se usa smartphone ou dispositivo de outra fabricante, procure como fazer isso na página web dela.
Se for repassar seu dispositivo para outra pessoa, lembre-se de desbloqueá-lo e remover do aparelho. Assim, evitará que terceiros tenham acesso a informações pessoais e outros dados.
Fontes: governo e SIM Free Fotos: Pixabay