Indiano morre em centro de detenção da imigração

O indiano morreu na sexta-feira (13) em um centro de detenção da imigração japonesa em um aparente suicídio.

Homem morreu na sexta-feira (13) em um centro de detenção da imigração japonesa em um aparente suicídio (imagem ilustrativa)

Um homem de nacionalidade indiana morreu na sexta-feira (13) em um centro de detenção da imigração japonesa em um aparente suicídio, a fatalidade mais recente em um sistema amplamente criticado pelos seus padrões médicos, monitoramento de detidos e cuidados de saúde mental.

Publicidade

A imigração é um assunto delicado no Japão, onde muitos se orgulham da homogeneidade cultural e étnica mesmo em meio a um encolhimento populacional e a pior escassez de mão de obra desde os anos 1970.

Aparente suicídio

Guardas que trabalham na instalação encontraram o homem, que tinha cerca de 30 anos de idade, na área de banho com uma toalha enrolada em seu pescoço, disse o Higashi Nihon Immigration Center, na província de Ibaraki, em uma declaração.

O homem, que não estava respirando quando foi encontrado, recebeu massagem cardíaca antes de ser levado ao hospital, onde teve sua morte declarada cerca de uma hora e meia depois

A causa da morte não foi confirmada, mas acredita-se que tenha sido suicídio, disse o porta-voz do centro Daisuke Akinaga, que se negou a identificar o homem. Ele disse que a polícia estava realizando uma investigação.

Indiano estava detido há 10 meses

Kimiko Tanaka, ativista que trabalha com detentos no centro, disse que o homem teve a liberdade negada na quinta-feira (12). Ele estava detido no Japão há cerca de 10 meses, disse ela, citando um outro detento no mesmo bloco como fonte da informação.

Akinaga, o porta-voz, se negou a comentar sobre o histórico de detenção do homem.

A recente morte levou o total no sistema de detenção de imigração do Japão para 14 desde 2006. Quatro das quais, com exceção do mais recente, foram suicídios.

As 17 instalações de detenção da imigração do Japão mantêm 1.317 pessoas desde sexta-feira (13), segundo o ministério da justiça.

Morte de vietnamita no mesmo centro de detenção em 2017

Um vigilante do governo, ativistas e advogados têm criticado os centros de detenção por causa do tratamento que os detentos recebem, cuidados médicos e como os guardas respondem a emergências de saúde.

Um relatório do governo sobre um vietnamita detido que morreu no mesmo centro no ano passado mostrou que ele foi deixado caído no chão por horas antes dos guardas chamarem uma ambulância.

Uma investigação realizada pela Reuters em 2016 sobre a morte de um homem em um centro de detenção em Tóquio revelou graves deficiências no tratamento médico e monitoramento das unidades.

A investigação também descobriu que doenças mentais, que variavam de depressão e ansiedade, eram frequentes e que a prescrição de sedativos e antidepressivos era comum.

Greve de fome

(inserido em 17 de abril às 16h, fonte: jornais Asahi e Mainichi)

Dezenas de estrangeiros iniciaram uma greve de fome no centro da imigração por causa da morte do indiano. Daisuke Akinaga, porta-voz do centro, citou a morte do indiano, detenções de longo termo e a impossibilidade de detidos em receber liberdade temporária como razões para o protesto.

De acordo com grupos de suporte, mais de 40 detidos aderiram à greve de fome, que teve início no domingo na instalação que atualmente mantém 335 estrangeiros.

Fonte: Agência Reuters
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Parque temático do Moomin anuncia data de inauguração no Japão

Publicado em 17 de abril de 2018, em Turismo em Saitama

Planos iniciais para o parque foram anunciados em 2013, então os fãs vêm esperando há muito tempo para vê-lo se tornar realidade.

O tão antecipado parque lembrará o original que fica na Finlândia e permitirá aos visitantes explorarem o mundo dos amados personagens (Moomin Valley Park press release)

Se você está há muito tempo no Japão provavelmente já conhece os Moomin – criaturas branquinhas que lembram um hipopótamo de uma série de livros ilustrados e histórias em quadrinhos da escritora finlandesa Tove Jansson.

Publicidade

Os livros continuaram sendo best-sellers na Finlândia, Suécia e outros países europeus ao longo das décadas, mas os personagens amáveis e simples se tornaram bem conhecidos e amados no Japão também.

A ilustração de um artista da entrada do parque:

(Moomin Valley Park press release)

O Moomin Valley Park será inaugurado em março de 2019 na cidade de Hanno (Saitama).

Na mesma cidade já existe um parque temático Moomin, chamado de Tove Jansson Akebono Children’s Forest Park, mas a localização do novo será ao redor do Lago Miyazawa, a cerca de seis quilômetros ao norte do de Akebono.

Com base nos detalhes divulgados, o Moomin Park Valley terá mais estruturas e construções que aparecem nos livros, e lembrará mais o parque temático original Moomin World, que foi inaugurado na Finlândia em 1993.

Uma das principais atrações será a casa Moomin de cinco andares, onde os visitantes podem entrar e explorar desde o porão até o sótão.

(Moomin Valley Park press release)

Também haverá uma instalação de três andares com uma loja, restaurante temático Moomin exposição de trabalhos de Tove Jansson e uma exibição interativa.

(Moomin Valley Park press release)

As pessoas que forem ao parque também poderão visitar a Ocean Orchestra, o navio dos livros de história de Moomin.

(Moomin Valley Park press release)

(Moomin Valley Park press release)

A casa de banho e um farol, os quais os fãs vão se familiarizar, também farão parte do parque.

(Moomin Valley Park press release)

A Metsä Village, uma extensão do parque que oferecerá uma “experiência do estilo de vida escandinavo” aos visitantes, será inaugurada antes do Moomin Valley Park, em novembro deste ano.

Metsä Village, inauguração no outono de 2018 e Moomin Valley Park, inauguração na primavera de 2019 (Facebook/メッツァ)

Fonte: Sora News
Imagens: Moomin Valley Park press release

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!