Outra erupção intensa foi observada no Monte Shinmoe, sul do Japão, na manhã desta quinta-feira (5), com cinzas sendo expelidas a cerca de cinco mil metros de altura, informou a AMJ- Agência Meteorológica do Japão.
A erupção no vulcão de 1.421 metros de altura que se estende pelas províncias de Miyazaki e Kagoshima, na ilha de Kyushu, foi a maior desde 25 de março, de acordo com a AMJ.
O Monte Shinmoe entrou em erupção de forma violenta pela primeira vez em cerca de sete anos no dia 6 de março. A AMJ disse uma semana depois que previa a continuidade de erupções explosivas por vários meses.
A AMJ manteve o nível de alerta no vulcão a 3, que restringe o acesso à montanha, e emitiu alertas em relação a grandes rochas que podem ser lançadas dentro de três quilômetros da cratera e fluxo piroclástico dentro de dois quilômetros da cratera.
Após a mais recente erupção, às 3h31, rochas foram lançadas dentro de 1.1Km da cratera e a AMJ confirmou raios vulcânicos causados por fricção criada por partículas de cinzas. A agência pediu aos residentes locais que ficassem atentos a cinzas vulcânicas e pequenas rochas que podem ser expelidas pelo vulcão.
Fonte: Kyodo Imagem: NHK