Na madrugada desta sexta-feira (29) os torcedores vestidos de azul para assistirem juntos à partida Japão x Polônia, no maior cruzamento do país em Shibuya, na capital, deixaram o local depois de saberem que a seleção se classificou para as oitavas de final.
Deixaram bitucas de cigarro, copos, garrafas e latas pelas ruas. Mas há quem prestou atenção nisso. Há uma tendência que começou a ser espalhada pelas redes sociais.
O jornal Asahi flagrou o estudante universitário Tomoki Inoue, 22 anos, natural de Yamanashi, recolhendo bitucas jogadas nas ruas. “Pensei que não precisa ser só no estádio, pode ser aqui mesmo”, disse o rapaz.
Toshifumi Shimada, 28 anos, chamou mais 5 amigos para fazerem o mesmo, tudo pré-combinado. Eles passavam pelos torcedores com os sacos de lixo na mão, depois do jogo. “Quando dizemos aceitamos o descarte para as pessoas, isso inibe de jogarem no chão”, declarou.
Takejo Tanaka, 19, universitário, estava recolhendo os descartes sozinho. “Passou um por mim pedindo pra lhe dar um saco, fiquei emocionado”, revelou. Ele prossegue dizendo que as pessoas passavam e diziam “obrigado” pela atitude.
O relógio já marcava mais de 3h e esses jovens, silenciosamente, tiveram essa atitude de civilidade fora do estádio, nas ruas de Shibuya.
Fontes e fotos: Sankei e Asahi