Por volta das 2h50 desta quarta-feira (20) a Guarda Costeira recebeu uma chamada de emergência informando que um navio pesqueiro corria o risco de afundar. Ele se encontrava a 852Km da costa da ilha Kinkasan (Miyagi), no Oceano Pacífico.
O navio de Kochi, Dai 68 Koryo Maru, de 122 toneladas, de pesca do bonito, estava com o capitão mais 17 tripulantes. A informação de que estaria se afundando foi dada por um outro navio que estava nas imediações. O lado esquerdo já estava praticamente afundado, segundo a informação.
Um outro navio pesqueiro resgatou 8 pessoas às 7h22, usando cordas. O local estava sob forte chuva e ventania. A Guarda Costeira usou 2 navios de socorro e 3 helicópteros para o resgate.
Mas foi a solidariedade que moveu os homens no alto mar no socorro. Os demais 10, que estavam com colete salva-vidas, foram salvos por colegas de outro navio pesqueiro. Assim, de manhã, todos foram resgatados com vida.
A tripulação é composta de 12 japoneses e 6 indonésios. O Dai 68 Koryo Maru teria saído do Porto de Kesennuma (Miyagi) em 11 deste mês e tinha previsão de retorno em 22.
A Guarda Costeira está tomando depoimento de todos para apurar a causa do acidente.
Fontes: ANN e NHK
Imagens: ANN/Internet