Nagasaki marca 73 anos do bombardeio atômico

Os participantes fizeram um minuto de silêncio às 11h02, o momento exato que a cidade foi atingida pela bomba dos EUA.

Às 11h02 os participantes fizeram um minuto de silêncio, o momento exato que a bomba atingiu a cidade de Nagasaki (ANN)

Nagasaki marca 73 anos do bombardeio atômico de 1945 nesta quinta-feira (9). Uma cerimônia foi realizada às 10h no Parque da Paz.

Publicidade

O secretário-geral das Nações Unidas Antônio Guterres se tornará o primeiro chefe da organização a participar do evento. Ele se juntará aos sobreviventes da bomba atômica, familiares das vítimas e o primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe.

Os nomes de 3.511 hibakusha (pessoas afetadas pela explosão) que morreram o ano passado serão adicionados à lista das vítimas e colocados e um cenotáfio.

Às 11h02 os participantes fizeram um minuto de silêncio – o momento exato que a bomba foi jogada pelos EUA sobre a cidade em 9 de agosto de 1945.

Durante a cerimônia, Guterres fez um apelo para um mundo sem armas nucleares.

As Nações Unidas adotaram o Tratado de Proibição de Armas Nucleares em julho do ano passado.

Contudo, o tratado ainda precisa entrar em vigor, visto que nações nucleares e não nucleares estão divididas sobre a questão. E um esforço para o desarmamento nuclear também continua estagnado.

Na declaração de paz deste ano, o prefeito de Nagasaki, Tomihisa Taue, manifestou preocupação sobre os planos dos EUA de fortalecer seu arsenal nuclear. Além disso, ele pedirá por apoio para ratificar o tratado das Nações Unidas.

Fonte: NHK
Imagem: ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Bebê morre por ter sido deixado mais de 5 horas no carro

Publicado em 9 de agosto de 2018, em Sociedade

Bebê é encontrado com parada cardiorrespiratória dentro do carro no estacionamento, em Gunma. A morte foi confirmada no hospital.

Local onde o bebê foi encontrado morto por ter sido deixado no carro por mais de 5 horas (ANN)

Na quarta-feira (8), pouco antes das 10h, um telefonema ao 119 dizia “meu filho está com sintomas de insolação”, em Nakanojo-machi (Gunma).

Publicidade

Quando os paramédicos chegaram eles encontraram um bebê inconsciente. Estava na cadeira apropriada para crianças, no assento traseiro do veículo kei. Teve parada cardiorrespiratória e foi encaminhado para o hospital. Lá foi constatada a morte.

O bebê tinha 8 meses, do sexo masculino, o qual foi deixado por 5 horas e meia dentro do veículo, com motor desligado.

Segundo o que a polícia apurou, a família chegou ao conjunto habitacional municipal por volta das 4h30 de quarta-feira para visita aos avós. O carro foi deixado no estacionamento. “Como o bebê estava dormindo resolvi deixá-lo no carro”, teria dito o pai.

O pai, 30 anos, teria ido ver o bebê por volta das 6h e viu que estava bem. Foi a mãe, 26, que chamou pelo socorro. O estacionamento não tem pavimentação e nem cobertura.

O bebê não apresentava nenhuma lesão. A polícia acredita que tenha morrido de hipertermia.

Fontes: ANN e Sankei 
Foto: ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!