A gigante japonesa Toyota anunciou um recall de mais de 2,4 milhões de veículos híbridos no mundo por causa de uma falha em seus sistemas que poderiam fazer com que eles percam a potência.
O recall dos modelos Prius e Auris inclui 1,25 milhão no Japão, 830.000 na América do Norte e 290.000 na Europa.
Todos os carros afetados foram produzidos entre outubro de 2008 e novembro de 2014.
A Toyota disse que não tinha conhecimento de quaisquer acidentes causados pelo defeito.
Contudo, a fabricante disse que em “raras situações”, um modo de segurança projetado para se acionar no caso de uma falha no sistema híbrido pode não funcionar por causa de um erro de software, fazendo com que o carro pare, de acordo com Toyota. Se isso acontecer a altas velocidades, há um risco aumentado de acidentes.
A Toyota disse que os carros afetados já haviam sido recolhidos anteriormente por outras razões em 2014 e 2015.
Um porta-voz da Toyota do Reino Unido disse que os donos de automóveis afetados seriam notificados. O problema seria resolvido por meio de uma atualização de software que levaria cerca de 40 minutos.
Nos últimos anos, a Toyota teve que recolher inúmeros veículos por várias razões, incluindo airbags defeituosos fornecidos pela empresa japonesa Takata.
Em 2015, a Toyota teve que recolher 6,5 milhões de veículos globalmente por causa de um botão de janela com defeito que estava suscetível a curto-circuito.
Fonte: BBC Imagem: Banco de imagens, FNN