Houve a confirmação de que mais quatro empresas japonesas receberam envelopes contendo um pó branco que pode ser cianeto de potássio, composto químico altamente tóxico, trazendo o número total de firmas visadas para mais de 10, revelou a polícia na segunda-feira (28).
A polícia suspeita que os envelopes são todos trabalhos da mesma pessoa e está investigando o caso como tentativa de extorsão. Todas as empresas receberam os envelopes na sexta-feira (25).
De acordo com o Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio e a Polícia da Província de Osaka, os alvos recém-confirmados são uma empresa farmacêutica e outra de alimentos em Tóquio e duas empresas farmacêuticas em Osaka.
Cada envelope continha pó branco e uma mensagem exigindo dinheiro. As exigências escritas na mensagem foram feitas sob os nomes de membros líderes da AUM Shinrikyo, o culto por trás do ataque com gás sarin em março de 1995 no metrô de Tóquio dentre outros crimes.
Envelopes do mesmo tipo também foram enviados a outras empresas farmacêuticas em Tóquio, Osaka e Sapporo, assim como para o escritório do jornal Mainichi em Tóquio.
Nesta terça-feira (29), a NHK divulgou que o jornal Asahi também foi alvo.
Fonte: Mainichi