Que fruta é essa com polpa vermelha?

Um produtor levou mais de 30 anos para desenvolver essas variedades, muito mais ricas em polifenóis. Saiba quais são e onde encontrar.

Produtor, à esq. mostra suas novas variedades da fruta (JA Nagano)

Parece uma nectarina, mas não tem caroço ou se parece com uma já conhecida e tem a polpa carnuda de cor vermelha. Trata-se de novas variedades desenvolvidas em Nagano.

Publicidade

Ao ler o nome da província já pode adivinhar que se trata da fruta que Adão entregou para Eva.

As tradicionais polpas brancas ou amarelas ganham as cores do sol nas variedades desenvolvidas por um agricultor da JA de Nakano, ao norte de Nagano. São 5 novas, registradas, catalogadas e batizadas de Nakano Shinku (なかの真紅), Moon Rouge (ムーンルージュ), Enbu (炎舞), Irodori (いろどり) e  Nakano Kirameki (なかののきらめき).

As 5 variedades de Nakano, o produtor (JA Nagano)

Fruta que fez Eva cair na tentação

As variedades são ainda mais tentadoras por causa do colorido e sabores. Cada uma delas têm suas particularidades. Saiba quais.

Variedade Nakano Hirameki, muito usada pelos chefs nos restaurantes e confeitarias (FNN)

  • Nakano Shinku (なかの真紅): de cor que varia do coral para o vermelhão, tem pouca acidez, portanto, mais doce
  • Moon Rouge (ムーンルージュ): como o próprio nome, foi inspirada na lua vermelha, com matizes em pêssego e vermelho, criando um contraste interessante. Textura crocante, baixa acidez e alto grau de doçura
  • Enbu (炎舞): diferente das primas com casca de cor clara, essa tem de cor carmim. Mas a polpa tem cor de pêssego, bem doce e baixa acidez
  • Irodori (いろどり) : essa também tem a casca de cor vermelho intenso e sua polpa forma um degradê do amarelo para o vermelho, de dentro para fora. Também tem baixa acidez e é doce
  • Nakano Kirameki (なかののきらめき): à medida em que a polpa vai ficando vermelha parece que ‘rouba’ a cor da casca que clareia, chegando a um tom de laranja claro. Dentre as suas primas, é a que mais a acidez mais acentuada. Tem feito sucesso no Japão

Curiosidade sobre essas variedades

De acordo com um dos produtores dessas curiosas variedades, Kazuo Yoshiya, as maçãs possuem genética da cor vermelha, desde o princípio.

Produtor que desenvolveu essas variedades, em Nakano (FNN)

O que ele fez foi o cruzamento com outras variedades para obter essas novas. Foi um incansável tempo de mais de 30 anos para pesquisa, desenvolvimento e cultivo. Depois, a fase dos respectivos registros.

Desde a temporada de 2018 a família Yoshiya passou a vender as das variedades Nakano Kirameki e Irodori.

Para comprar e experimentar essa variedade de maçã pode fazer seu pedido em loja online, tocando aqui. Por 3Kg irá pagar ¥3.480, já com imposto.

Propriedades da maçã

No Japão há um ditado da sabedoria ancestral que quem come uma maçã por dia não sabe o que é doença. É porque os antigos sabiam da riqueza nutricional dessa fruta.

Mas é preciso comer com a casca, pois tem pectina que ajuda a reduzir o colesterol, além de outras propriedades. Também é rica em vitaminas do complexo B e minerais como ferro e fósforo.

Se gosta de cantar ou falar em público, ajuda nas cordas vocais e garganta.

Como desfrutar dessas tentações

O ideal é comê-la crua tanto como sobremesa ou na salada.

Também pode aproveitar a época para preparar tortas, bolos, assada com canela ou chocolate, secá-la para colocar no vinho quente ou no chá. Fica deliciosa no purê para acompanhar assados de carne.

Para ler outras matérias em Curiosidades toque aqui. Para conferir as muitas Dicas Especiais toque aqui.

Nakano Hirameki na confeitaria: tanto a geleia quanto o pedaço da fruta ficam vermelhos (FNN)

Fontes: JA Nagano, FNN e Shunsai

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

O hotel de gelo de Hokkaido

Publicado em 25 de janeiro de 2019, em Artigos de Turismo

O Hoshino Resorts Tomamu em Hokkaido abriu a acomodação que funciona somente no inverno chamada de “Ice Hotel” como parte de sua “Ice Village” onde tudo é feito de gelo.

 

Publicidade

Um hotel de luxo na vila de Shimukappu, na cidade de Kamikawa (Hokkaido) oferece uma experiência memorável aos hóspedes de passar a noite em um quarto a temperaturas abaixo de zero feito inteiramente de gelo.

O Hoshino Resorts Tomamu abriu sua acomodação que funciona somente no inverno chamada de “Ice Hotel” como parte de sua “Ice Village” onde tudo é feito de gelo.

A acomodação em formato de cúpula que mede 8,5m de largura e 3,5m de altura possui mobílias básicas como cadeira e mesa todas feitas de gelo.

A temperatura média dentro do quarto é abaixo de zero, mas as paredes sólidas e tetos – todos feitos de gelo – protegem os hóspedes dos ventos gélidos.

Aos que optam pela experiência são fornecidos travesseiros, edredom e sacos de dormir para se manterem aquecidos. Uma área de águas termais ao ar livre também está disponível.

A acomodação de gelo foi construída quando as temperaturas caíram para 14 graus negativos ao inflar um tipo de toldo em um formato semicircular, então jogar água sobre ele e esperar até congelar.

As pernoites podem ser reservadas por 23 mil ienes por pessoa, incluindo taxas e serviços.

Contudo, infelizmente, o resort está totalmente reservado para essa temporada.

O Ice Hotel, no entanto, está aberto aos visitantes das 17h às 21h30 até a primeira quinzena de março. A entrada para a Ice Village custa 500 ienes e gratuita para hóspedes do resort.

Para mais informações: snowtomamu (em japonês e inglês)

Veja o vídeo:

Fonte: Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!