Com a chegada da primavera os japoneses e estrangeiros se rendem ao tão esperado piquenique sob as cerejeiras, chamado de hanami, com etiqueta, claro. Afinal, já faz parte da cultura japonesa e vale a pena experimentar.
Mas esse momento de confraternização entre os colegas de trabalho, amigos ou familiares, precisa seguir algumas regras de civilidade.
Quando as cerejeiras estão floridas nos parques é fácil encontrar um assalariado vestido de terno sobre uma lona de plástico azul, com seu laptop, guardando o lugar. Para isso, o importante é que não seja grande demais, que tenha espaço suficiente para o número de pessoas que participa do evento. Cuidado para não usar cordinhas para amarrar as extremidades nos troncos e galhos, pois isso danifica as árvores.
Partindo do princípio que é de conhecimento público, jamais estenda o tapete ou a lona sobre as raízes expostas das cerejeiras. Se danificadas, a árvore fica comprometida. Além disso é preciso tomar cuidado para não derramar cerveja e refrigerantes sobre as raízes. Elas são delicadas.
Outro ponto a ser observado é o deslocamento ao local, de carro. Se puder usar o transporte público, é melhor. Isso porque os estacionamentos costumam ficar congestionados. Se o local fica muito distante de um ponto de ônibus ou estação, pode compartilhar o veículo com os amigos.
E por falar nisso, para quem costuma tomar bebida alcoólica não deve dirigir. Fazer uma farrinha, cantar e se exaltar não tem problema, desde que não incomode os vizinhos.
Também é preciso tomar cuidado com o volume das caixas de som. Afinal, não são todos que gostam do mesmo ritmo ou estilo musical no seu grupo ou nos grupos vizinhos.
Se o local permite fazer churrasco, ótimo. Apesar de querer garantir uma sombra, se for de dia, é melhor evitar para não danificar a cerejeira com o calor do fogo do carvão. Depois do churrasco, verificar se apagou o fogo.
Em áreas onde não é permitido assar carnes, em geral, é proibido fumar. Os fumantes devem procurar um fumódromo.
Além da etiqueta, o que fazer
Se for de dia é mais tranquilo, mas a noite pode esfriar. Caso tenha criança pequena e idoso convém verificar de antemão onde ficam os toaletes. Também recomenda-se levar uma manta por causa da baixa temperatura. Caso uma das pessoas tenha dificuldade para se sentar no chão uma cadeira dobrável é muito útil.
Levar lanterna no hanami de noite é importante, mesmo com iluminação no local. Caso alguém perca algo ou depois de recolher tudo, fica mais fácil conferir se está tudo em ordem.
É muito importante levar sacos de lixo para a classificação dos descartes. E, claro, não deixar nada sujo no local. Apesar dos locais de hanami disponibilizarem lixeiras, em geral, ficam cheias logo. Por isso, não custa nada levar para casa.
Nem é preciso dizer que quebrar os galhos das cerejeiras é proibido, porque essas árvores são frágeis.
Há muitos parques que na época da apreciação de sakura há barracas de comidas e bebidas. Se for o caso, confira antes para ver se tem o que o grupo gosta. Se preferir, prepare as lancheiras com comidas gostosas, mais as bebidas.
Se é bom cozinheiro pode preparar oniguiris, salgadinhos brasileiros, bolos salgados e doces para um farto hanami. Ou, simplesmente levar uma garrafa de champagne ou vinho para um clima bem romântico, a dois!
Tocando aqui vai ser direcionado para a seção Sakura onde há dicas de locais incríveis para apreciar as cerejeiras!
Divirta-se no hanami!
Fontes: GNavi e iFukuoka