No verão é preciso tomar cuidado com a desidratação. A insolação ocorre quando a pessoa está em local ou ambiente de alta temperatura, causa da desidratação e também pelas falhas dos órgãos internos.
Portanto, é preciso ter cuidado e ingerir bastante água para repor as perdas através da transpiração e da excreção.
De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil os sinais de desidratação são visíveis. Veja quais são.
– olhos fundos
– ausência de lágrimas quando a criança chora
– boca e língua secas
– ter muita sede e beber água ou outro líquido muito rápido
– diminuição da quantidade de urina
– afundamento da moleira (em bebês)
Se apresentar dois ou mais sintomas, pode ser desidratação.
3 formas rápidas de autoexame
A NHK apresentou um especial sobre o tema. Especialistas entrevistados apontaram 3 formas rápidas de autoexame para conferir se está hidratado ou desidratado.
- Puxar a pele da mão
Pegue uma pequena área da pele da mão conforme a foto. Puxe-a e solte em seguida. Se não voltar ao normal em 3 segundos pode sinalizar sintoma de desidratação.
- Unhas
Pressiona-se a unha, como a do polegar, conforme a foto. Isso se faz rapidamente e solte. Caso a cor da unha continue branca depois de 3 segundos pode ser sinal de desidratação. Quando ocorre redução de água no organismo o fluxo sanguíneo fica deficiente, não chegando às extremidades. Isso faz perder o vermelho natural das extremidades das mãos e pés.
- Língua
O outro método é observar a língua em frente ao espelho. Ela tem cor vermelha na pessoa saudável. A pessoa desidratada perceberá redução na quantidade de saliva. Além disso o sangue fica “grosso”, de modo que a língua se apresenta com cor vermelha quase preta e a superfície fica irregular.
Se apresentar sinais de desidratação a recomendação é tomar água. Bebidas como suco e refrigerante não hidratam. Dependendo do chá tem cafeína, como no café, a qual tem efeito diurético.
Dependendo do quadro procure um médico.
Fontes: NHK e Min. Saúde
Fotos: NHK e PxHere