O Conselho de Segurança de Transportes do Japão, afiliado do ministério dos transportes, emitiu um alerta, visto que acidentes envolvendo motos aquáticas vêm aumentando recentemente.
Nos 10 anos até 2018 ocorreu um total de 454 acidentes envolvendo os veículos aquáticos, deixando 59 mortos e outras 510 pessoas feridas, de acordo com o conselho. Acidentes com motos aquáticas tendem a atingir o pico em agosto.
O número de acidentes totalizou 52 em 2016, 34 em 2017 e 47 em 2018.
Houve um aumento de acidentes que acontecem quando banana boats, ou boias infláveis recreacionais em formato de banana, e itens similares são puxados por veículos aquáticos. O número de acidentes do tipo os envolvendo totalizou 21 no ano passado, alta de 11 em comparação a 2017.
Na costa da cidade de Awaji (Hyogo) em agosto do ano passado, uma banana boat sendo puxada por uma moto aquática foi atingida por outra moto aquática. Um dos passageiros da banana boat morreu, e cinco outros ficaram feridos.
Em agosto de 2015, uma boia em formato de sofá puxada por uma moto aquática atingiu uma plataforma usada para cultivo de ostras na costa de Itoshima (Fukushima) e todas as quatro pessoas na boia sofreram ferimentos.
Cerca de 30 por cento dos 454 acidentes aconteceram em lagos e rios, incluindo 61 no Biwako (Shiga). Outros 19 ocorreram no Lago Inawashiro (Fukushima) e 14 no Rio Sagami (Kanagawa).
Um oficial do conselho pediu por operação segura de veículos aquáticos, apontando que grande parte dos acidentes envolveu motos aquáticas sendo puxadas muito perto de outras embarcações ou viajando em alta velocidade.
Fonte: Kyodo