De acordo com a informação das 13h40 de domingo (4) da Agência de Meteorologia do Japão-AMJ, o tufão Francisco, o oitavo do ano, tem pressão atmosférica central de 992hPa e velocidade máxima do vento, no centro, de 25m/s.
Ele se move a uma velocidade de 30Km/h sobre o Oceano Pacífico. Na tarde de domingo deverá afetar as ilhas Ogasawara, com tempestade e chuva. Na Ilha Chichi (Chichijima) as rajadas de vento chegaram a 23,4m/s, na manhã de domingo. Além da tempestade as ilhas estão amargando elevação das ondas.
Os locais sob o círculo do tufão o tempo fica muito ruim. Ele deverá se aproximar de Kyushu já a partir da noite de segunda-feira (5), sendo que na manhã seguinte a previsão é da região ficar sob seu olho.
Além disso, no lado do Pacífico de Kyushu, como em Miyazaki, a chuva forte pode continuar por mais tempo devido à influência do ar úmido, mesmo após a passagem de um tufão.
Outro tufão à vista
Um ciclone tropical com pressão atmosférica central de 998hPa se formou a leste das Filipinas. Embora esteja quase estagnado, a previsão é de que na segunda feira se transforme em tufão.
Atualização: a AMJ informou a formação dele às 15h de domingo.
O 9.º do ano é o Lekima, nome dado pelo Vietnã. Enquanto se desenvolve, deve mover-se lentamente em sentido norte.
No entanto, comparando os resultados de simulação calculados por agências meteorológicas do mundo, há uma grande variação no grau de curso e desenvolvimento e o impacto em cada área ainda não está claro.
De acordo com a previsão de domingo seu movimento sugere a aproximação de Okinawa na segunda metade da semana.
Ainda cedo para prever, pode ser que se aproxime de Kyushu novamente bem na época que começa o feriado de Obon, no sábado (10).
Por isso, convém ficar atento aos boletins meteorológicos.
Fontes: AMJ e Weather News