Um avião da Bek Air com 93 passageiros e 5 membros da tripulação a bordo caiu perto da cidade de Almaty no Cazaquistão na sexta-feira (27) logo após decolar, deixando pelo menos 15 mortos, disseram autoridades do país.
A aeronave Foker 100, seguindo com destino à capital, Nur-Sultan, em um voo na madrugada, “perdeu altitude durante a decolagem e rompeu uma barreira de concreto” antes de atingir uma construção de dois andares, disse o Comitê de Aviação Civil do Cazaquistão.
Uma sobrevivente disse ao site de notícias Tengrinews que ela ouviu um “som terrível” antes do avião começar a perder altitude.
“O avião estava voando com uma inclinação. Tudo era como um filme: gritos, pessoas chorando”, disse ela.
Autoridades não sugeriram qualquer possibilidade da causa do acidente. O comitê de aviação disse que estava suspendendo todos os voos da aeronave Fokker 100 aguardando investigação.
Pelo menos 15 pessoas morreram e 66 foram levadas a hospitais, incluindo algumas em estado grave, disseram autoridades municipais.
No local da queda na vila de Almerek – um pouco depois do fim da pista de pouso e decolagem – foi colocado um cordão de segurança.
Um repórter da Reuters disse que o avião se partiu em dois perto de uma casa semidemolida pelo impacto. Outros aviões podiam ser vistos decolando do aeroporto.
“Os responsáveis enfrentarão punição de acordo com a lei”, tuitou o presidente do Cazaquistão Kassym-Jomart Takayev, manifestando condolências às vítimas e suas famílias.
🇰🇿 The domestic flight, operated by Bek Air, a Kazakhstan-based airline, was scheduled to fly from Almaty to the capital Nur-Sultan.
— air plus news (english) (@airplusnews_EN) December 27, 2019
Fonte: Japan Today