A Agência Nacional de Polícia – ANP está planejando introduzir uma nova habilitação para idosos que permitiria a eles operarem veículos equipados com freios automáticos e outras características de segurança.
A proposta foi sugerida por um painel da agência de especialistas estabelecido em 2017. Os membros vêm discutindo como lidar com o crescente número de acidentes fatais causados por motoristas idosos.
Motoristas idosos que já possuem uma habilitação comum teriam a opção de trocar para o tipo limitado. Pessoas que nunca tiveram uma habilitação antes também poderiam solicitar a nova versão.
A agência planeja introduzir testes de habilitação obrigatórios para motoristas idosos com histórico de violações de trânsito. Eles teriam que passar em um teste em uma autoescola para renovar suas habilitações. A agência está considerando se a idade mínima para os testes deveria ser de 75 ou 80 anos.
Ela planeja apresentar a legislação necessária a uma sessão na Dieta no início de 2020.
O professor Hajime Tozaki da Universidade Oberlin J. F. aponta que pedir aos idosos que abram mão de suas habilitações não será uma solução.
Segundo ele, a maioria dos idosos acredita que dirigir é essencial para viver uma vida independente, principalmente no interior. Tozaki diz que veículos especialmente adaptados serão uma boa maneira de melhorar a segurança.
Ele acrescenta que a sociedade necessita de medidas para ajudar os idosos a continuarem dirigindo de forma segura, e ele acredita que o transporte público deveria ser aprimorado também.
Fonte: NHK World