Localizada na província de Okayama, Kurashiki tem uma preservada área de canal que remonta ao período Edo (1603-1867) quando a cidade servia como importante centro de distribuição de arroz.
De fato, o nome Kurashiki pode ser traduzido como “cidade dos armazéns” em referência aos armazéns de arroz.
Muitos dos antigos armazéns de Kurashiki foram convertidos em museus, boutiques e cafes.
O Ohara é o mais impressionante museu de Kurashiki, exibindo uma grande coleção de trabalhos de famosos artistas ocidentais. A área do canal fica a uma caminhada de 10 minutos da estação Kurashiki.
Entretanto, o Museu Ohara não é um armazém convertido, mas foi construído em 1930 especificamente como o primeiro de arte ocidental no Japão.
Ele abriga uma impressionante coleção de obras de arte ocidentais de artistas como Picasso, El Greco, Gaugin, Modigliani, Rodin, Klee, Pollock e Kandisnky.
Tem também a Ivy Square, um complexo de construções de tijolos coberto em hera que inclui museus, restaurantes e um hotel.
A área era o local da primeira fábrica moderna de algodão no Japão e as construções de tijolos foram originalmente erguidas como parte da fábrica em 1889.
Durante o período Edo, antes da construção da fábrica, o local era usado como escritório do magistrado local, que exerceu o controle da cidade como representante direto do xogunato.
A área do canal
Durante o período Edo, Kurashiki era um importante ponto ao longo da rota de distribuição do principal produto do Japão, o arroz.
Grandes quantidades do grão da área ao redor foram trazidas para Kurashiki e mediamente guardadas lá em armazéns antes de serem enviadas a Osaka e Edo.
Devido à importância da cidade no comércio de arroz, Kurashiki foi colocada sob controle direto do xogunato, e a cidade foi até nomeada em homenagem aos seus armazéns (kura).
Os canais foram construídos para permitir que barcos e balsas navegassem entre os armazéns da cidade e o porto próximo.
Uma seção central do antigo sistema de canal da cidade foi preservado no Quarteirão Histórico de Bikan. Os salgueiros que se alinham no canal e as pontes de pedra que atravessam a água formam uma cena pitoresca.
Kurashiki (倉敷)
- Site para informações sobre Kurashiki: kurashiki-tabi.jp
Museu Ohara
- Funciona das 9h às 17h (entrada permitida até as 16h30)
- Fecha às segundas-feiras (a menos que seja feriado nacional) e de 28 a 31 de dezembro
- Entrada: ¥1.300 (inclui entrada para um outro museu, o Kojima)