Zoni, a sopa auspiciosa para o Ano Novo

Zoni ou ozoni, a tradicional sopa da culinária japonesa para o Ano Novo, é imprescindível nos lares.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Zoni ou ozoni é um prato da tradição de Ano Novo. Fácil, delicioso e auspicioso (Flickr e Wikipedia)

Zoni ou ozoni (お雑煮) é uma espécie de sopa servida nos lares japoneses, seguindo a tradição dos pratos do Ano Novo. Como tem mochi (bolinho de arroz), ela é considerada auspiciosa.

Publicidade

Dependendo da província ou região os ingredientes variam. Se for dividir em 2 grandes grupos, há os típicos de Kanto e de Kansai. As diferenças estão no mochi servido retangular ou redondo e se tem missô branco ou não.

Mas, observando as tradições, o caldo, ingredientes e o mochi são todos diferentes, de acordo com as regiões, conforme ilustração.

A receita apresentada aqui é simples e você pode introduzir variações de acordo com seu gosto. Como é para duas pessoas, multiplique de acordo com o tamanho de sua família ou convidados.

Ingredientes do ozoni

  • 20 g de nabo
  • 20 g de cenoura
  • 50 g de coxa de frango
  • 50 g de espinafre hourenso
  • 2 pedaços de mochi
  • Sal a gosto
  • 2 copos de água
  • 1 colher de sobremesa de shoyu light
  • 1 colher de sobremesa de Hondashi
  • 2 fatias de 8mm de kamaboko (peixe branco triturado e assado em banho-maria)
  • Mitsuba (parece salsinha) para enfeitar (um punhado)
  • Se tiver yuzu (fruta cítrica), lavar bem a casca e cortar lascas bem fininhas para dar o aroma

Modo de preparar

  • Corte tiras de nabo e da cenoura, com comprimento de cerca de 5 cm. Ou, podem ser em formato de flores. Coloque-as para cozinhar na panela com ½ da água e o ½ do hondashi indicado na receita
  • Em outra panelinha, ferva a água e passe o espinafre, esprema e corte com 5 cm de comprimento
  • O frango fatiado deve ser passado no sal. Ferva água em outra panelinha e acrescente o frango. Retire em seguida e escorra a água
  • Numa frigideira ou forno asse os dois pedaços de mochi, até ficarem dourados
  • Na panela onde cozinhou a cenoura e o nabo, acrescente o restante da água, do hondashi, sal e shoyu . Acrescente o frango, abaixe o fogo e não deixe ferver
  • Separe 2 tigelas e coloque o mochi assado em cada uma
  • Vá acrescentando nessa ordem: as fatias de kamaboko, cenoura e nabo cozidos, depois o espinafre, mitsuba, yuzu e por último o frango cozido
  • Com uma concha, cubra os ingredientes com o caldo

Sirva na primeira hora da primeira manhã do ano ou como entrada dos pratos de Ano Novo.

Os ingredientes podem variar de acordo com seu gosto. Para conferir quais são os alimentos de Ano Novo e seus significados, toque aqui.

Se ainda não leu sobre os 9 locais para abertura de sorte toque aqui. Para ter sorte com dinheiro e se tornar mais próspero, veja as dicas dos locais tocando aqui.

Bom apetite e boa sorte em 2020!  

Fontes: Chef Gohan e Ajinomoto
Fotos: Chef Gohan, Ninben e Ajinomoto 

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

Nove locais incríveis para abertura da sorte

Publicado em 28 de dezembro de 2019, em Tradições

Há locais considerados pontos energéticos para a abertura da sorte ou que ajudam na transformação do desejo em realidade. Que tal fazer uma visita?

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Oração (vídeo de Ise Jingu, no final da página)

Os japoneses costumam visitar os santuários xintoístas e templos na passagem do ano ou nos primeiros dias do Ano Novo para agradecerem pelo que passou e pelo que chegou. Essa tradição chama-se Hatsumode (初詣).

Publicidade

Mas, a visita pode ser feita qualquer dia, sem ter uma data específica. Se sente que quer se energizar, ganhar mais sorte, abrir portas ou começar algo novo, a recomendação é ir até um desses 9 locais considerados incríveis. 

Dizem os crédulos que o melhor horário para absorver a energia do local, para a abertura da sorte, é visitá-lo pela manhã. E, se for um santuário xintoísta ou templo, passar pelo torii (鳥居), o portal usado tradicionalmente nos santuários. E, se não puder passar pelo torii pela manhã, que seja feito até as 16h.

Outro ponto é fazer a oração da gratidão e não de pedido. Segundo essas pessoas, o ideal é falar mentalmente o nome, endereço e depois a gratidão como se já tivesse recebido.

Depois da oração, é importante contemplar o local. É um desperdício orar e ir embora. A dica é passar tranquilamente pelo torii e observar o que o local tem de bonito, sentindo o clima. Em geral eles têm um belo jardim, obras de arte e uma energia incrível.

Os templos e santuários xintoístas, em geral, fecham as portas às 17h.

*Como este ano o mundo está sofrendo com a pandemia, no Japão também é preciso tomar cuidado com as aglomerações. Evite ir nos 3 primeiros dias do Ano Novo. Ou, se for, procure manter distanciamento social e leve álcool em gel, lembrando de usar máscara.

1 – Tokyo Daijingu

É chamado popularmente de Ise de Tóquio, tamanha a força energética do santuário xintoísta. É conhecido como o santuário que realizou o primeiro casamento entre os deuses. É amplamente reverenciado por causa dos deuses para abertura da prosperidade familiar, empresarial e para os negócios. Para abrir a web page em inglês toque aqui. Para abrir o mapa, toque aqui.

Tokyo Daijingu (HP)

2 – Hakone Jingu

O nome do santuário Hakone Jingu é Kuzuryu Jinja Shin Miya (九頭龍神社新宮), na cidade de Hakone, em Kanagawa. É considerado um podero local energético, dando forças para o visitante abrir a sorte para tudo o que deseja e para os negócios.

Segundo as pessoas que já estiveram lá, o ideal é passar por cada um dos “miya”: principal (本宮), Okumiya (奥宮) e Motomiya (元宮). Aí se abrem as portas dos desejos, do sucesso pessoal e empresarial, saúde, relacionamentos e dinheiro, de forma equilibrada. Para abrir o mapa, toque aqui.

Foto: Wikipedia

3 – Naritasan Shinjouji

O templo Naritasan Shinjouji (成田山新勝寺) é chamado carinhosamente apenas de Naritasan. Fica em Chiba. Com quase 1.080 anos de história, é o templo mais procurado no Japão, no Ano Novo. Os milhões de pessoas que vão até lá orar dizem que ele proporciona um poderoso guardião espiritual, promove abertura da sorte, favorece a saúde, a longevidade, o trabalho, o entretenimento, o aspecto técnico e profissional, harmonia familiar, jogos e fortuna. Web page em inglês. Para abrir o mapa, toque aqui.

Templo no hatsumode (HP)

4 – Fujisan Hongu Sengen Taisha

O santuário xintoísta Fujisan Hongu Sengen Taisha (富士山本宮浅間大社) fica em Fujinomiya (Shizuoka), e foi fundado em 1604. Com a poderosa energia do solo do Monte Fuji, é um santuário muito procurado para a abertura da prosperidade familiar, pelas gestantes para o bom parto e sucesso no relacionamento amoroso. Para abrir o mapa, toque aqui.

Fujisan Hongu Sengen Taisha (HP)

5 – Atsuta Jingu

Quando a pessoa pensa em fazer algo e ser bem sucedido, procura o santuário xintoísta Atsuta, em Nagoia (Aichi). Nesse local encontra energia para alavancar as intenções e ganhar positivismo rumo ao caminho, sem desvios ou olhar para os lados. Dentro de uma grande área verde, o santuário é um dos mais procurados no Japão e também um dos Tesouros do Império. Web page em inglês. Para abrir o mapa, toque aqui.

Atsuta Jingu (HP)

Não deixe de ler sobre Izumo Taisha, em Shimane, tocando aqui. 

6 – Suzumushidera

O templo Suzumushi fica na cidade de Quioto (província homônima). Quem busca um local para a realização de algum desejo, esse templo é bastante procurado no país. Dizem que ele ajuda quem quer passar em algum teste, no vestibular, para ter um relacionamento amoroso bem sucedido, para ter bom parto e criar bem os filhos, no sucesso profissional e dos negócios. É um templo para a abertura dos caminhos de todas as áreas da vida. Web page em japonês. Para abrir o mapa, toque aqui.

7 – Ise Jingu

O grande santuário Ise Jingu ou simplesmente Jingu, é composto de outros 125 santuários, em Ise (Mie). Todos oram diariamente pela família imperial, pelas boas colheitas e pela paz mundial.

Milhões de pessoas de todo o Japão vão até Ise Jingu para orarem e obterem graças. Ocupa uma área do tamanho de Paris, com simplicidade e minimalismo, e é considerado um dos mais poderosos pontos energéticos do arquipélago.

Independente da religião milhões de pessoas se deslocam até o Santuário de Ise para orar em gratidão ou simplesmente para receber as boas energias do local para a abertura de seus caminhos.

A visita pelo menos uma vez enquanto está no Japão é imperdível. O vasto parque e os jardins são impecavelmente bem cuidados.  Web page em inglês. Para abrir o mapa, toque aqui.

Ise Jingu

8 – Sefautaki

Na sua ida a Okinawa não deixe de visitar Sefautaki, em Nanjo. O local foi o marco do início da civilização Ryukyu e é considerado o solo sagrado do povo. É um dos Patrimônios da Humanidade pelo seu valor histórico. A entrada para a manutenção do lugar custa ¥200 e está aberto para visitas, das 9h às 18h. Milhares de visitantes vão até lá para receber a força através da energia local. Ela é aliviadora das dores e poderosa para abertura de novos caminhos. Web page em inglês. Para abrir o mapa, toque aqui.

Sefautaki

9 – Tsubaki Taisha

O santuário xintoísta Tsubaki fica em Suzuka (Mie), dentro de uma linda área verde. Leva o nome de “tsubaki”, o que significa camélia, por causa de um sonho premonitório que deu origem ao nome. Milhares de pessoas vão até esse santuário para agradecer pelas bênçãos e também para obterem abertura dos seus caminhos. Ele é famoso para a segurança da família, prevenir acidentes, saúde, negócios e prosperidade, bom parto, passar nos testes e vestibular, relacionamentos e artistas.  Para abrir o mapa, toque aqui.

Tsubaki Taisha

Assista ao vídeo do Ise Jingu para saber como se proceder antes de fazer a oração de gratidão quando visita um santuário xintoísta. 

Compartilhe esta matéria informativa com seus amigos. Se prefere para agradecer pela prosperidade veja os locais tocando aqui. Boa sorte em 2021!

Fontes: Matome Naver e Kaiun
Fotos: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
UniFCV Japão - Educação a distância
Kumon - aprenda nihongo por correspondência