Pessoas caminhando em rua de Wuhan, na China (ilustrativa/PM)
Empresas japonesas que operam na China estão intensificando medidas para prevenir que seus funcionários contraiam pneumonia após um surto no país que pode estar ligado a um novo tipo de coronavírus.
Publicidade
A Organização de Comércio Exterior do Japão – JETRO, diz que 156 firmas japonesas ficam em Wuhan e cidades ao redor. A cidade chinesa vem sendo atingida pelo surto de pneumonia.
A fabricante de autopeças Yorozu instruiu funcionários da empresa a adiar viagens de negócios para Wuhan e Guanzhou a partir de 9 de janeiro. Ela também pediu aos seus funcionários que retornem da China para passar por exame médico.
A rede Aeon está operando oito lojas em Wuhan e outras normalmente ao desinfetar as prateleiras das lojas completamente e verificar a condição de saúde dos funcionários.
Outras empresas sediadas em Wuhan incluindo a Nissan, Honda e a de eletrônicos Murata Manufacturing estão pedindo aos funcionários que higienizem bem as mãos e usem máscaras para prevenir infecção.
Empresas como a Mitsubishi Corporation e a Itochu estão pedindo aos seus funcionários na China que tomem medidas de prevenção.
A queima do gramado do Monte Wakakusa e do Suzukumon do Palácio Heijo (Wikimedia/名古屋太郎)
O Wakakusa Yamayaki é um festival anual durante o qual o gramado na encosta do Monte Wakakusa – Wakakusayama – de Nara é queimado.
Publicidade
A montanha está localizada no extremo leste do Parque de Nara, e quando ela está em chamas pode ser vista de toda a cidade.
O ardor da montanha em si é precedido por uma exibição de fogos de artifício. O festival ocorre todos os anos no quarto sábado de janeiro (em 2020 no dia 25 de janeiro), contudo, pode ser cancelado em caso de más condições climáticas.
Os templos Todai e Kofuku, além do Santuário Kasuga, estão todos envolvidos com cerimônias do festival.
O Wakakusa Yamayaki vem sendo realizado há centenas de anos e suas origens precisas são incertas.
Uma teoria afirma que o ardor na encosta da montanha teve início durante conflitos de fronteira entre os grandes templos de Nara, enquanto outra afirma que o fogo era usado para afastar javalis selvagens.
Os fogos de artifício acima das chamas da montanha (Wikimedia/米田賢一)
O festival tem início oficialmente ao meio-dia, após uma variedade de eventos de menor proporção que são realizados nas áreas na base do Wakakusa.
A atração menor mais interessante é uma competição de arremesso de sembei gigante (biscoito de arroz) que ocorre das 12h30 às 15h.
Um pouco antes das 17h, pessoas envolvidas no processo de atear fogo na montanha parte da área de Tobino do Kasuga Taisha em direção à ela, fazendo uma parada no Santuário Mizuya ao longo do caminho para acender as tochas.
Por volta das 17h30, a procissão chega à base de Wakakusa onde várias centenas de espectadores já estão reunidos, e uma grande fogueira é acesa na metade do caminho acima da área montanhosa, logo depois da barreira que limita o acesso ao público.
Monte Wakakusa, cerca de uma hora antes do Yamayaki (Wikimedia/名古屋太郎)
Às 18h15 uma exibição de fogos de artifício é realizada por 15 minutos. Após isso, as chamas da fogueira são usadas para queimar a grama da montanha e o fogo vai gradualmente se espalhando por ela toda.
Normalmente leva-se em torno de 30 minutos a uma hora para a área inteira queimar, dependendo das condições da grama a cada ano. Quando a grama está seca, a montanha inteira é queimada relativamente mais rápido, enquanto que condições úmidas podem resultar em um ardor parcial e vagaroso da grama.
Em razão da elevação de Wakakusa sobre Nara, tanto os fogos de artifício como o fogo são visíveis por toda a cidade. Além da vista do pé da montanha, há vários outros bons pontos estratégicos por todo o Parque de Nara e da cidade.
A vista pode ser apreciada de locais ainda mais distantes, como por exemplo do antigo local do Palácio de Heijo.
Veja um vídeo com imagens registradas pela Sankei News em 2017:
Informações:
Wakakusa Yamayaki (若草山焼き)
Data: realizado anualmente no quarto sábado de janeiro. Em 2020, será no dia 25