Drama da morte solitária dos trabalhadores nikkeis em especial na NHK

O programa Close-up Gendai, da estatal NHK, exibirá na noite de quinta-feira o drama da morte solitária, uma realidade dos trabalhadores estrangeiros.

Imagens: NHK

Quando se ouve que ocorrem mortes solitárias em conjuntos habitacionais a primeira imagem que vem à mente pode ser que se trata de idosos japoneses. 

Publicidade

Mas, segundo o programa Close-up Gengai (クローズアップ現代) da estatal NHK, isso é realidade também entre os trabalhadores estrangeiros que vivem nos conjuntos chamados de danchi em japonês.

Os primeiros trabalhadores nikkeis começaram a vir há 30 anos, depois da reforma na lei da imigração. A maioria veio com a intenção de trabalhar como dekassegui por alguns anos e retornar ao país de origem, seja Brasil, Peru e outros.

Mas, alguns perderam os laços no seu país e aqui permaneceram. Com a sequência de mortes solitárias ocorrendo nos conjuntos habitacionais foi gravado um especial para abordar o tema.

O programa propõe também uma reflexão do que é necessário fazer em relação a essa triste realidade.

Yuuko Kawaguchi, presidente da ONG Manabiya@Kyuban, é uma das entrevistadas, por causa de suas atividades dentro do Kyuban Danchi, em Nagoia, onde 30% dos residentes são estrangeiros. Desses, grande parte é verde amarela. 

O programa será transmitido pelo canal geral da NHK, entre 22h às 22h30, de quinta-feira (27). 

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Informação fake na rede social causa fila para compra de papel higiênico

Publicado em 27 de fevereiro de 2020, em Sociedade

Por causa do novo coronavírus e dependência do Japão em matéria-prima e outros da China, posts com info fake se espalham, causando falta de papel higiênico.

Prateleira praticamente vazia (CTV)

Com a disseminação do novo coronavírus e notícias de confirmação do primeiro caso em Gifu, além de mais 5 em Aichi, agora com 25 pacientes, uma notícia fake espalhada por uma das redes sociais fez pessoas correrem para as farmácias a fim de comprarem papel higiênico para estocar. 

Publicidade

Nesses posts havia frases do tipo “escassez de papel higiênico” ou “está faltando papel higiênico”, em japonês, nos últimos dias. 

A justificativa para tais informações é de “não é possível importar matéria-prima da China por causa do novo coronavírus”. 

Embora a emissora de tevê Chukyo tenha encontrado grande quantidade de posts no Twitter não teve grande impacto na sociedade em geral. No entanto, após a notícia de que foram constatadas mais pessoas infectadas em Aichi, formou-se uma longa fila na quarta-feira (26) em frente a uma das farmácias da rede Sugi. 

Todas as pessoas queriam comprar papel higiênico e esse produto acabou desaparecendo da prateleira. 

Até que ponto tem fundo de verdade

Fila em frente à Farmácia Sugi em Nagoia (CTV)

A reportagem da Chukyo TV entrevistou um responsável da Japan Paper Association, a associação comercial dos fabricantes de produtos de papel.

Esse disse que a dependência da produção de papel higiênico no Japão em relação à China é de cerca de 2,3%. Portanto, até agora não há impacto por causa do novo coronavírus.  

O noticiário da emissora expressou um comentário. “As contramedidas em relação ao novo coronavírus, como cancelamentos dos eventos e trabalho remoto, entram em um novo estágio, mas são necessárias ações mais tranquilas para evitar caos no cotidiano”, publicou.

Fonte: CTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão