As Filipinas anunciaram neste domingo (2) a primeira morte no exterior em decorrência da crescente epidemia do novo coronavírus que se originou na China, onde novas infecções confirmadas em um registro diário devem chegar aos 14 mil casos.
Autoridades nas Filipinas disseram que o homem de 44 anos de Wuhan, cidade na província de Hubei, desenvolveu pneumonia grave. Essa foi a primeira morte reportada em mais de 130 casos em cerca de duas dezenas de outros países e regiões fora da China continental.
O número de mortos por causa do surto de coronavírus na China havia chegado a 304 no fim de sábado (1º), de acordo com informações da rede chinesa CCTV neste domingo, citando a Comissão Nacional de Saúde do país.
Todas as mortes na China e a maioria das novas infecções no sábado foram em Hubei, o epicentro do surto.
A China está aplicando cada vez mais isolamentos de cidades enquanto outros países introduzem restrições de viagens, companhias aéreas suspendem voos e governos evacuam seus cidadãos, arriscando piorar uma desaceleração na segunda maior economia do mundo.
A Organização Mundial da Saúde – OMS declarou o surto na quinta-feira (30) como preocupação de saúde pública de emergência internacional, mas disse que restrições globais no comércio e viagens não são necessárias.
Fonte: Asia Nikkei