Com a epidemia do novo coronavírus um centro médico de Shanghai tem uma equipe para atender pacientes através das telas dos computadores. Sim, trata-se de um modelo de consulta online para que o paciente não precise ter contato com outras pessoas.
Com esse sistema cerca de 300 médicos já atenderam mais de 5 mil pacientes em 2 semanas. Eles pagam com moeda eletrônica e se precisar de medicamentos, esses são enviados para sua residência.
No Japão já há clínicas fazendo consultas online
Para reduzir o risco de transmissão do novo coronavírus, as clínicas online vêm atraindo atenção desde o mês passado, permitindo que idosos com doenças pré-existentes tenham seus medicamentos prescritos sem que precisem ir até o local.
O modelo é o mesmo de Shanghai onde o paciente fala com o médico através de ligação com vídeo e explica sobre seu estado de saúde. Depois o medicamento é despachado para sua casa.
Governo vê como possibilidade
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar se reuniu na quarta-feira (11) para analisar sobre esse modelo. A equipe reforçou que pode ser usado para pacientes com sintomas leves ou aqueles que já têm histórico de tratamento.
Além disso, a prescrição de medicamentos para pacientes com doença crônica nos cuidados médicos online já foi aprovada, mas desta vez foi proposto um novo plano que, se a condição dele mudar, outro medicamento poderá ser prescrito.
O ministério está analisando essa possibilidade com seriedade, ouvindo especialistas, para o caso de piora do quadro de infecção doméstica pelo Covid-19. Pode ser uma carta na manga.
Fontes: NHK, JNN e ANN